BRINQUEDOS DE SAÚDE

educação popular e animação cultural como pedagogias do cuidado em saúde mental

Autores

  • Lucília da Silva Matos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Larissa Gonçalves Medeiros Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad)
  • Maria Lúcia Chaves Lima Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v16i1.13406

Palavras-chave:

Saúde mental, Educação popular, Animação cultural, Ludicidade, Cuidado em saúde

Resumo

O artigo objetiva relatar práticas de educação popular e animação cultural como estratégias de cuidado em saúde mental desenvolvidas em uma pesquisa-intervenção. A experiência baseia-se na descrição e análise teórico-reflexiva das ações realizadas por um projeto de extensão universitária orientado pelo paradigma da promoção da autonomia e inclusão para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Como resultado, aponta as interfaces entre educação popular e animação cultural como uma pedagogia cultural voltada para reafirmar o senso de pertencimento, promover autonomia e, acima de tudo, fortalecer o cuidado em saúde mental de pessoas historicamente marcadas pela exclusão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucília da Silva Matos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA).

  • Larissa Gonçalves Medeiros, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad)

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Assessora Territorial Pará do Projeto Gente no Centro, vinculado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). 

  • Maria Lúcia Chaves Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), líder do Grupo Inquietações: arte, saúde e educação.

Referências

AMARANTE, P. Psiquiatria social e reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995.

BRASIL. Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União, Brasília, 9 abr. 2001.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOMES, C. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 2014. 1(1), p.3-20.

LANCETTI, A. Saúde loucura 10: clínica peripatética. São Paulo: Hucitec, 2008.

LIMA, Vitor Nina; MATOS, Lucília da Silva. Apresentação. In: Brinquedos de saúde: experiências de educação e cuidado na produção de vida. Belém-PA, Paka-Tatu, 2019.

MEDEIROS, Larissa Gonçalves; MATOS, Lucília da Silva; LIMA, Vitor Nina. Brinquedos de Saúde: cuidando com arte, lazer e educação para produção de vida na cidade de Belém In: Brinquedos de saúde: experiências de educação e cuidado na produção de vida. Belém-PA, Paka-Tatu, 2019.

MELO, Victor Andrade de. A animação cultural: conceitos e propostas. Campinas: Papirus, 2006.

MERHY, Emerson Elias. O cuidado é um acontecimento e não um ato. In: FRANCO, Túlio Batista; MERHY, Emerson Elias. Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde: textos reunidos. São Paulo: Hucitec Editora Ltda, 2013a. p. 172-182.

MERHY, Emerson Elias. Público e privado: entre aparelhos, rodas e praças. In: FRANCO, Túlio Batista; MERHY, Emerson Elias. Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde: textos reunidos. São Paulo: Hucitec Editora Ltda, 2013b. p. 269-276.

MONKEN, M.; BARCELLOS, C. Territórios vivos: práticas de saúde em territórios vulneráveis. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Downloads

Publicado

30-07-2025

Como Citar

MATOS, Lucília da Silva; MEDEIROS, Larissa Gonçalves; LIMA, Maria Lúcia Chaves. BRINQUEDOS DE SAÚDE: educação popular e animação cultural como pedagogias do cuidado em saúde mental. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 343–354, 2025. DOI: 10.30681/reps.v16i1.13406. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/13406. Acesso em: 2 jan. 2026.