A APOSENTADORIA NA SOCIEDADE DO CANSAÇO

Autores

  • Glacieli Braga Ferreira Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Helen Paola Vieira Bueno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v16i1.13436

Palavras-chave:

Trabalho, Aposentadoria, Sociedade do cansaço

Resumo

O trabalho pode ser compreendido como uma das atividades centrais que estruturam a vida humana, conferindo sentido e identidade ao sujeito na sociedade. Este estudo teve como objetivo compreender as representações sociais do trabalho na contemporaneidade, para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com foco nos temas "trabalho" e "aposentadoria", aliada à análise do livro Sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han, que oferece uma crítica contundente ao modelo de sociedade atual. A partir da pesquisa bibliográfica e da leitura da obra de Han, foi possível estabelecer conexões entre os significados atribuídos ao trabalho e as dinâmicas da sociedade contemporânea, marcada pelo desempenho, pela produtividade excessiva e pelo esgotamento físico e psíquico. Assim, o estudo evidencia que o trabalho, mais do que uma atividade econômica, está profundamente ligado às construções identitárias dos sujeitos, concluindo que o processo de aposentadoria deve ser compreendido não apenas sob o ponto de vista legal ou financeiro, mas também psicológico e social, considerando os impactos subjetivos e culturais gerados por essa transição de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glacieli Braga Ferreira Campos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Psicóloga técnica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental (ITCC) e mestranda em Estudos Culturais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

  • Helen Paola Vieira Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pesquisadora do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador/CNPq, do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Culturais (LindeCult)/CNPq, do Laboratório de Estudos em Diferenças em Linguagens (LEDLin)/CNPq e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Acessibilidade e Laboratório de Ações Escolares Inclusivas (GEPA/LABAC/CNPq).

Referências

BRASIL. Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência. Solicitar aposentadoria por idade urbana. Portal gov.br, 21 maio 2025. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-aposentadoria-por-idade-trabalhador-urbano. Acesso em: 29 jun. 2023.

FRANÇA, L. H. F. P.; SOARES, D. H. P. Preparação para a aposentadoria como parte da educação ao longo da vida. Psicologia Ciência e Profissão, 29 (4), 738 751, 2009.

FÔLHA, F. A.S; NOVO,L. F; Aposentadoria: significações e dificuldades no período de transição a essa nova etapa da vida. [Anais eletrônicos...]. XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, II Congresso Internacional IGLU. Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária. Florianópolis, dez-2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/26133. Acesso em: 2 abr. 2025.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

GOMEZ, C. M. et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987.

HAN, B.C. Sociedade do cansaço. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

MARTÍN-BARO, I. Accion e ideologia: psicología social desde centroamérica. El Salvador: UCA Editores, 1990.

MINAYO, M. C. O desafio do conhecimento. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1994.

PESSÔA, R. C. Maturidade de carreira e desempenho acadêmico em estudantes do ensino fundamental. 2011. 90 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2011.

PIMENTEL, A. C. Bacharelado interdisciplinar em saúde: um novo modelo de formação acadêmica ou uma via de acesso ao curso de medicina? 2017. 81 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia.Salvador, 2017.

SALANOVA, M.; GRACIA, F. J.; PEIRÓ, J. M. Significado del trabajo y valores laborales. In: PEIRÓ, J. M.; PRIETO, F. (Eds.). Tratado de psicología del trabajo. Vol. 2. Aspectos psicosociales del trabajo, pp. 35-63. Madrid: Síntesis, 1996.

SANTOS, M. de F. de S. Identidade e aposentadoria. São Paulo: EPU, 1990.

SMUCZEK, M.I.W. O trabalho e a aposentadoria: conexões estabelecidas através de programas de preparação para aposentadoria. 2022. 97 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2022.

SUPER, D. et al. Vocational development: a framework for research. New York: Teachers College Press, 1957.

ZANELLI, J. C.; SILVA N. Programa de preparação para aposentadoria. Florianópolis: Insular, 1996.

ZANELLI , J. C., SILVA, N.; SOARES, D. H. P. Orientação para aposentadoria nas organizações de trabalho: construção de projetos para o pós carreira. Porto Alegre: Artmed. 2010.

Downloads

Publicado

30-07-2025

Como Citar

CAMPOS, Glacieli Braga Ferreira; BUENO, Helen Paola Vieira. A APOSENTADORIA NA SOCIEDADE DO CANSAÇO. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 436–445, 2025. DOI: 10.30681/reps.v16i1.13436. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/13436. Acesso em: 2 jan. 2026.