ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

um caminho para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento do aluno no ensino fundamental

Autores

  • Denise Adriana da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v16i1.13926

Palavras-chave:

Acompanhamento pedagógico, Desenvolvimento do aluno, Habilidades e competências

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar e compreender quais são os recursos metodológicos utilizados que auxiliam os alunos no processo de ensino aprendizagem no ensino integral em uma escola de ensino fundamental na cidade de Sinop. Esta pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2024, adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio de entrevistas com professores atuantes na escola integral. Fundamentou-se teoricamente em Miguel Arroyo, Moacir Gadotti e Sandra Helena Kavai. Como resultados, destaca-se a confirmação de que o tempo estendido na escola fortalece os vínculos entre professores e alunos, permitindo um acompanhamento mais personalizado e a oferta de atividades extracurriculares que muitos estudantes não teriam acesso em outros contextos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Adriana da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

ARROYO, Miguel González. Direito à escola: a gestão do trabalho pedagógico. São Paulo: Vozes, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

GADOTTI, Moacir. Educação integral e tempo Integral. Princípios da educação integral, integrada, integradora e em tempo integral. (In) GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

KAVAI, Sandra Helena Garcia Ramaldo. O Programa Mais Educação em Duque de Caxias/RJ: Analisando uma política de ampliação da jornada escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2013/dissersandraramaldo.pdf. Acesso em: 21 dez 2024.

Downloads

Publicado

30-07-2025

Edição

Seção

Pesquisa Pedagógica

Como Citar

SILVA, Denise Adriana da. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: um caminho para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento do aluno no ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 92–102, 2025. DOI: 10.30681/reps.v16i1.13926. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/13926. Acesso em: 9 dez. 2025.