O PAPEL DA NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NA AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM DISLEXIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v16i1.13975Palavras-chave:
Dislexia, Avaliação, Neuropsicopedagogia clínica, Inclusão, EducaçãoResumo
Esse estudo objetiva evidenciar o papel da Neuropsicopedagogia clínica na avaliação das dificuldades de aprendizagem da criança com dislexia, contribuindo dessa forma, com a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades cognitivas em crianças com esse transtorno do neurodesenvolvimento. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, baseada numa entrevista semiestruturada com uma neuropsicopedagoga de uma clínica multidisciplinar no primeiro semestre de 2024. Para conceber esta pesquisa percorremos as análises de autores como Vitor da Fonseca, Paula C. Ferreira e Wagner F. Avelino. Os principais resultados indicaram que intervenções precoces e individualizadas são essenciais para minimizar os prejuízos associados à dislexia.
Downloads
Referências
AVELINO, Wagner Feitosa. A Neuropsicopedagogia no cotidiano escolar da Educação Básica. Revista Educação em Foco, ed. nº 11, 2019. p. 33-44. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/06/003_A-NEU RO PSICOPEDAGOGIA-NO-COTIDIANO-ESCOLAR-DA-EDUCA%C3%87%C3%83O-B%C 3%81SICA.pdf. Acesso em: 09 abr. 2023.
CAMARGO, Edson Antonio Ortiz de; GENIOLE, Débora Carla Meira da Silva. Neuroeducação, Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 143-152, feb. 2018. Disponível em: https://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/698. Acesso em: 31 mar. 2023.
DÍAZ, Félix. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: EDUFBA, 2011. 396 p. il. Disponível em: https://repositório.ufba.br/handle/ri/5190. Acesso em: 25 mar. 2023.
FERREIRA, Paula Cristina et.al. Múltiplos Olhares sobre a DIS.lexia. Lisboa: Papa-Léguas, 2023.
FONSECA, Vitor da. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, [s.l], v. 31, n. 96, p. 236-253, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000300002. Acesso em: 14 mar. 2023.
FÜLLE, Angelita; LOPES, Lígia Serrano. Histórico da Neuropsicopedagogia no Brasil: origens, conquistas e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8324/3261. Acesso em 20 jun. 2024.
LOURENÇO, Mariana; FONSECA, Marta. Ansiedade e autoconceito em crianças e adolescentes com e sem dislexia. In: Ferreira Pala Cristina et al. Múltiplos Olhares sobre a DIS.lexia. Lisboa: Papa-Letras, 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio da pesquisa social. In. DESLANDES Suely Ferreira, GOMES Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NÚCLEO, Ciência pela Infância. (2014). Estudo nº I: O impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. Disponível em: https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2018/07/O-IMPACTO-DO-DESENVOLVIMENTO-NA-PRIMEIRA-INFaNCIA-SOBRE-A-APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
OLIVEIRA, Andriele Bittencourt. Da Aprendizagem à Neuroaprendizagem: uma abordagem reflexiva sobre a Aprendizagem Humana. Disponível em: books.google.com.br. Acesso em: 11 abr. 2023.
SANTOS, Rosení Alves dos; SILVA, Fredson Pereira da. As contribuições da neuropsicopedagogia na arte de aprender e de ensinar com ênfase em dislexia. Research, Society and Development, [s.l], v. 10, n. 11, 2021. Disponível em: ttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19445. Acesso em: 11 mar. 2023.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROPSICOPEDAGOGIA (SBNPp). Resolução 05/2021. Disponível em: www.sbnpp.com.br. Acesso em: 11 mar. 2023.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.
