A VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR E OS DESAFIOS COTIDIANOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v16i3.14727Palavras-chave:
Violência docente, Educação, Saúde mental, Valorização profissionalResumo
A pesquisa analisa as diferentes formas de violência sofridas por docentes no ambiente acadêmico, com o objetivo de investigar suas causas, impactos e consequências para a prática pedagógica. A abordagem foi a pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com professores, permitiu compreender as experiências de constrangimento, exclusão simbólica e preconceito de gênero, fundamentada em autores como Paulo Freire, Pierre Bourdieu e Michel Foucault. Os resultados evidenciam a falta de apoio institucional e o impacto emocional dessas vivências. Conclui-se que é urgente a criação de políticas públicas de valorização docente, apoio psicológico e estratégias preventivas para promover ambientes educacionais seguros e humanizados.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 14. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
SAFATLE, Vladimir; SILVA JÚNIOR, Nelson da; DUNKER, Christian Ingo Lenz. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.
