A filosofia para o pensar na infância

Autores

  • Kalú Maiara Benedet Barbuio Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6325

Palavras-chave:

Autonomia, Filosofia, Pensar, Agir

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e compreender como as crianças percebem, internalizam, interpretam e ressignificam suas ideias, pensamentos e conhecimentos por meio de um trabalho desenvolvido a partir da Filosofia e como esta pode auxiliar e preparar para que a criança seja capaz de construir, internalizar e concretizar novos pensamentos e ideias. A pesquisa teve como base teórica Matthew Lipman. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e observação participante em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de ensino, no ano de 2019. A partir das ações de acompanhamento, evidenciamos o quão a Filosofia é importante na formação de crianças e como auxilia diretamente na maneira de agir, pensar e ser.

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Biografia do Autor

  • Kalú Maiara Benedet Barbuio, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à Filosofia. 14 ed. São Paulo: Ática, 2015.

CHAUI, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2005.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. 3 ed. São Paulo: Summus Editorial, 1990.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia na formação do jovem e a ressignificação de sua experiência existencial. In: KOHAN, W. Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte. Autêntica, 2002, p. 183-194.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Barbuio, K. M. B. (2022). A filosofia para o pensar na infância. Eventos Pedagógicos, 13(2), 261-271. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6325