Inclusão da criança com deficiência e seu desenvolvimento na sala de atendimento educacional especializado

Autores

  • Marilene Rosa Costa Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6349

Palavras-chave:

Sala de AEE, Educação, Inclusão, Professor

Resumo

Este trabalho aborda o desenvolvimento e inclusão da criança com deficiência na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa foi fundamentada em Marcos José da Silveira Mazzotta, Suzan Stainback e Vanice Paula dos Santos (e outros). A abordagem de pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas com uma professora do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop - CMEEIS e um professor que trabalha na sala de AEE da rede pública de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a sala de AEE é essencial na vida dessas crianças e que os professores estão sempre aprofundando seus conhecimentos para fazer o seu atendimento bem como auxiliando os outros professores do ensino regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Rosa Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso Brasil.

Referências

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Programação mundial para pessoas com deficiência. Tradução de Edílson Alkmin da Cunha. 2. ed. Brasília: CORDE, 2001.

MAZZOTTA, M. J. S. Fundamentos de Educação Especial. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1982. (Série Cadernos de Educação).

MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas. São Paulo, Cortez, 1992.

SANTOS, V. P. A percepção e as expectativas dos gestores e docentes das salas regulares sobre a sala de aula: cenário a educação inclusiva. Sinop-MT: Imprenort, 2017.

STAINBACK, Susan., STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Costa, M. R. (2022). Inclusão da criança com deficiência e seu desenvolvimento na sala de atendimento educacional especializado. Eventos Pedagógicos, 13(2), 282–292. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6349