Inclusão da criança com deficiência e seu desenvolvimento na sala de atendimento educacional especializado

Autores

  • Marilene Rosa Costa Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6349

Palavras-chave:

Sala de AEE, Educação, Inclusão, Professor

Resumo

Este trabalho aborda o desenvolvimento e inclusão da criança com deficiência na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa foi fundamentada em Marcos José da Silveira Mazzotta, Suzan Stainback e Vanice Paula dos Santos (e outros). A abordagem de pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas com uma professora do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop - CMEEIS e um professor que trabalha na sala de AEE da rede pública de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a sala de AEE é essencial na vida dessas crianças e que os professores estão sempre aprofundando seus conhecimentos para fazer o seu atendimento bem como auxiliando os outros professores do ensino regular.

Downloads

Biografia do Autor

  • Marilene Rosa Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso Brasil.

Referências

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Programação mundial para pessoas com deficiência. Tradução de Edílson Alkmin da Cunha. 2. ed. Brasília: CORDE, 2001.

MAZZOTTA, M. J. S. Fundamentos de Educação Especial. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1982. (Série Cadernos de Educação).

MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas. São Paulo, Cortez, 1992.

SANTOS, V. P. A percepção e as expectativas dos gestores e docentes das salas regulares sobre a sala de aula: cenário a educação inclusiva. Sinop-MT: Imprenort, 2017.

STAINBACK, Susan., STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Costa, M. R. (2022). Inclusão da criança com deficiência e seu desenvolvimento na sala de atendimento educacional especializado. Eventos Pedagógicos, 13(2), 282-292. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6349