Brincadeiras na educação infantil: seus significados no processo ensino-apredizagem

Autores

  • Dilza Flores Maciel
  • José Luiz Straub

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8913

Resumo

Neste trabalho venho demonstrar que as brincadeiras são fundamentais no processo de constituição da criança. Através das observações das aulas na escola constatei que as brincadeiras auxiliam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, motor, intelectual e social e é por meio delas que a criança explora seu mundo, aprende conceitos, relaciona suas idéias e estabelece relações lógicas, desenvolve expressões orais, mentais e corporais. A brincadeira além de contribuir com a interação é importante para o ensino-aprendizagem, pois quando a criança brinca se sente livre para conhecer o mundo no qual está inserida. O tema que abordo neste trabalho é: Brincadeiras na Educação Infantil: seus significados no processo ensino-aprendizagem. Nesta temática procuro compreender e mostrar como as brincadeiras auxiliam no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Para tanto me valho de leituras de autores como Gilles Brougère, José Luiz Straub, Tizuko Morchida Kishimoto e outros. O objetivo deste trabalho é mostrar quais as contribuições que as brincadeiras trazem no processo ensino-aprendizagem da Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal de Educação Infantil na cidade de Sinop, os sujeitos foram a professora regente da sala, a coordenadora e vinte e uma crianças. Na metodologia utilizei a pesquisa estudo de caso de natureza qualitativa com pesquisa de campo junto das crianças e entrevistas com professoras e coordenadora pedagógica.

Palavras-chave: educação; educação infantil; ensino-aprendizagem; brincadeiras.

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Publicado

13-04-2015

Como Citar

Maciel, D. F., & Straub, J. L. (2015). Brincadeiras na educação infantil: seus significados no processo ensino-apredizagem. Eventos Pedagógicos, 1(1), 19–28. https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8913

Edição

Seção

Seção Artigos