A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT

Autores

  • Vera Vianna Frubel
  • Aumeri Carlos Bampi

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8918

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso objetivou verificar a importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, Sinop - MT. O objetivo da pesquisa foi o de refletir e compreender a importância da brincadeira e relatar um estudo que faz análise da importância do brincar para o desenvolvimento e a construção do vínculo com o mundo, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo; a fim de refletir sobre a temática norteadora que constitui da relevância da ação do brincar no âmbito educacional. No decorrer dos registros das idéias em discussão pretendeu-se identificar e analisar a postura dos professores em relação à brincadeira. Foram entrevistados cinco docentes que trabalham com o segundo ano. Concluiu-se então que a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança e que os professores reconhecem esta importância. No entanto, mesmo dizendo que a brincadeira é muito importante para a socialização e desenvolvimento da criança, há pouca utilização na escola, mesmo entendendo que é preciso valorizar e utilizar mais as brincadeiras em suas práticas. Também consideram necessário que haja uma maior sensibilização dos educadores e da sociedade sobre a condição do ser criança e o papel fundamental que exerce com o brincar na descoberta do mundo.

Palavras-chave: educação; educação fundamental; brincadeiras; professores; vínculo com o mundo.

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Referências

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Publicado

13-04-2015

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT. (2015). Eventos Pedagógicos, 1(1), 84-91. https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8918