A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT

Autores

  • Vera Vianna Frubel
  • Aumeri Carlos Bampi

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8918

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso objetivou verificar a importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, Sinop - MT. O objetivo da pesquisa foi o de refletir e compreender a importância da brincadeira e relatar um estudo que faz análise da importância do brincar para o desenvolvimento e a construção do vínculo com o mundo, através da pesquisa de fontes bibliográficas e de campo; a fim de refletir sobre a temática norteadora que constitui da relevância da ação do brincar no âmbito educacional. No decorrer dos registros das idéias em discussão pretendeu-se identificar e analisar a postura dos professores em relação à brincadeira. Foram entrevistados cinco docentes que trabalham com o segundo ano. Concluiu-se então que a brincadeira é de suma importância para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança e que os professores reconhecem esta importância. No entanto, mesmo dizendo que a brincadeira é muito importante para a socialização e desenvolvimento da criança, há pouca utilização na escola, mesmo entendendo que é preciso valorizar e utilizar mais as brincadeiras em suas práticas. Também consideram necessário que haja uma maior sensibilização dos educadores e da sociedade sobre a condição do ser criança e o papel fundamental que exerce com o brincar na descoberta do mundo.

Palavras-chave: educação; educação fundamental; brincadeiras; professores; vínculo com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins. Sobre brinquedos e infância: Aspectos da experiência e da cultura do brincar. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 95, p. 541-551, maio/ago. 2006. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br .htm.>. Acesso em: 05 set. 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 6022. Artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

BROÚGERE, Gilles. Brinquedo e cultura. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

CORSARO, William. A reprodução interpretativa no brincar ao “faz-de-conta” das crianças. Educação, Sociedade e Cultura. nº17, 2002, p. 113 a 134.

DIAS, Marieta Prata de lima. Metodologia da Pesquisa em Educação Especial. Sinop: Unemat Editora, 2005.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira,1994.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

Downloads

Publicado

13-04-2015

Como Citar

Frubel, V. V., & Bampi, A. C. (2015). A importância das brincadeiras na interação com o mundo: concepções e práticas dos professores do 2° ano da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias - Sinop-MT. Eventos Pedagógicos, 1(1), 84–91. https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8918

Edição

Seção

Seção Artigos