Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças

Autores

  • Janice Oliveira Cardoso Rodrigues
  • José Luiz Straub

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8919

Resumo

Nesta pesquisa procuro mostrar a qualidade das atividades em que se envolvem as 23 crianças, entre meninos e meninas, de uma turma do 2º ano do ensino fundamental no ambiente escolar. O estudo analisa como as brincadeiras podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem das crianças, e se os professores sabem a importância da sua utilização durante as aulas, para uma maior interação com o aluno. Para esse processo investigativo utilizei como suporte teórico vários autores e autoras, entre eles: Almeida, Brougére, Redin, Kishimoto, Freire, Piaget, Straub, entre outros. Os quais me deram argumentos para mostrar a importância que jogos e brincadeiras têm no desenvolvimento intelectual, afetivo, motor e social da criança como auxiliares no processo ensino-aprendizagem. Optei pelo método qualitativo de estudo de caso, com observações e entrevistas semi-estruturada com a coordenação, alunos, professores e equipe de apoio, para que pudesse assim observar sua rotina diária. Contudo percebi que muitas vezes os professores não utilizam jogos e brincadeiras, mesmo sabendo do papel que esse exerce sobre o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: educação; ensino Fundamental; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação.tradução Patrícia Chitoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa. Campinas: Papirus, 2001.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. Rio de Janeiro: Scipione, 2002.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

REDIN, Euclides. Se der tempo a gente brinca. 4 ed. Porto alegre: Mediação, 2003.

STRAUB, José Luiz. Infância e Brincadeiras: Reciprocidade produzida no contexto escolar e fora dele. Sinop: Unemat, 2003.

______ . Infâncias e brincadeiras: culturas que governam. Cáceres: Editora Unemat. 2010.

Downloads

Publicado

13-04-2015

Como Citar

Rodrigues, J. O. C., & Straub, J. L. (2015). Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças. Eventos Pedagógicos, 1(1), 38–46. https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8919

Edição

Seção

Seção Artigos