Brincadeiras: práticas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem das crianças
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8919Resumo
Nesta pesquisa procuro mostrar a qualidade das atividades em que se envolvem as 23 crianças, entre meninos e meninas, de uma turma do 2º ano do ensino fundamental no ambiente escolar. O estudo analisa como as brincadeiras podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem das crianças, e se os professores sabem a importância da sua utilização durante as aulas, para uma maior interação com o aluno. Para esse processo investigativo utilizei como suporte teórico vários autores e autoras, entre eles: Almeida, Brougére, Redin, Kishimoto, Freire, Piaget, Straub, entre outros. Os quais me deram argumentos para mostrar a importância que jogos e brincadeiras têm no desenvolvimento intelectual, afetivo, motor e social da criança como auxiliares no processo ensino-aprendizagem. Optei pelo método qualitativo de estudo de caso, com observações e entrevistas semi-estruturada com a coordenação, alunos, professores e equipe de apoio, para que pudesse assim observar sua rotina diária. Contudo percebi que muitas vezes os professores não utilizam jogos e brincadeiras, mesmo sabendo do papel que esse exerce sobre o desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: educação; ensino Fundamental; ensino-aprendizagem; jogos e brincadeiras.
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Referências
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