Educação Matemática: como os professores pedagogos concebem a Matemática no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8921Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a Educação Matemática no ensino fundamental e tem como objetivo refletir sobre as concepções dos professores pedagogos acerca do ensino da Matemática. O estudo foi norteado pela seguinte questão: como os professores pedagogos concebem a Matemática nos níveis em que atuam? Dentre os teóricos podemos destacar os estudos de Ubiratan D’Ambrósio e João Ponte. Através das observações e entrevistas com os sujeitos da pesquisa, professores do 2º ano de uma escola pública, é apresentado uma proposta sobre as análises de dados coletados e sobre as diferenças e semelhanças de aplicação e concepção sobre a Matemática no ensino fundamental. O que se pode destacar é que todos os sujeitos pesquisados sabem da importância da Matemática no processo ensino-aprendizagem das crianças, importante enfatizar as implicações com o dever de ensinar e a necessidade de uma qualificação continua acerca da educação Matemática.
Palavras-chave: educação; educação matemática; professores de pedagogia; concepções sobre a matemática; D’Ambrosio.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
BAGDAN, C. Robert; BIKLEN, Sári Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Porto-Editora; Porto Codex – Potugal, 1994.
BARALDI, Ivete Maria . Matemática na Escola : que ciência é esta? Bauru: Edusc, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
CURY, Helena Noronha. As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerarem os erros dos alunos. 1994. Tese de Doutoramento – Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.
D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. Campinas: Papirus, 1996.
PALMA, Rute Cristina Domingos da. A Resolução de Problemas Matemáticos nas Concepções do Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Dos Estudos de Caso. 208.f. Instituto de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, 1999.
PONTE. J. Concepções dos Professores de Matemática e processos de formação. Educação e Matemática: Temas de Investigação. Lisboa: IIE e Secção de Educação e Matemática da SPCE. 1992. p.186-239.
SEGURADO, Irene; PONTE, João Pedro da. Concepções sobre a Matemática e trabalho investigativo. Quadrante. Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.