Educação Matemática: como os professores pedagogos concebem a Matemática no Ensino Fundamental

Autores

  • Cíntia Sueli Britos Lopes
  • Milton Luiz Neri Pereira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8921

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a Educação Matemática no ensino fundamental e tem como objetivo refletir sobre as concepções dos professores pedagogos acerca do ensino da Matemática. O estudo foi norteado pela seguinte questão: como os professores pedagogos concebem a Matemática nos níveis em que atuam? Dentre os teóricos podemos destacar os estudos de Ubiratan D’Ambrósio e João Ponte. Através das observações e entrevistas com os sujeitos da pesquisa, professores do 2º ano de uma escola pública, é apresentado uma proposta sobre as análises de dados coletados e sobre as diferenças e semelhanças de aplicação e concepção sobre a Matemática no ensino fundamental. O que se pode destacar é que todos os sujeitos pesquisados sabem da importância da Matemática no processo ensino-aprendizagem das crianças, importante enfatizar as implicações com o dever de ensinar e a necessidade de uma qualificação continua acerca da educação Matemática.

Palavras-chave: educação; educação matemática; professores de pedagogia; concepções sobre a matemática; D’Ambrosio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

BAGDAN, C. Robert; BIKLEN, Sári Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Porto-Editora; Porto Codex – Potugal, 1994.

BARALDI, Ivete Maria . Matemática na Escola : que ciência é esta? Bauru: Edusc, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CURY, Helena Noronha. As concepções de matemática dos professores e suas formas de considerarem os erros dos alunos. 1994. Tese de Doutoramento – Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.

D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. Campinas: Papirus, 1996.

PALMA, Rute Cristina Domingos da. A Resolução de Problemas Matemáticos nas Concepções do Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Dos Estudos de Caso. 208.f. Instituto de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, 1999.

PONTE. J. Concepções dos Professores de Matemática e processos de formação. Educação e Matemática: Temas de Investigação. Lisboa: IIE e Secção de Educação e Matemática da SPCE. 1992. p.186-239.

SEGURADO, Irene; PONTE, João Pedro da. Concepções sobre a Matemática e trabalho investigativo. Quadrante. Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1998.

Downloads

Publicado

13-04-2015

Como Citar

Lopes, C. S. B., & Pereira, M. L. N. (2015). Educação Matemática: como os professores pedagogos concebem a Matemática no Ensino Fundamental. Eventos Pedagógicos, 1(1), 11–18. https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8921

Edição

Seção

Seção Artigos