Casos e acasos - por que eles e elas persistem?: um estudo de caso na educação de jovens e adultos

Autores

  • Elisabete Gonçalves Rabelo
  • Cristinne Leus Tomé

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8922

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo identificar as motivações e (des)motivações que ocorrem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e que levam a evasão escolar. A pesquisa ocorreu no ano de 2010 na Escola Professor Jurandir Liberino de Mesquita, localizada na cidade de Sinop - MT. Para a elaboração deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico contando com as contribuições de Paulo Freire; MEC – Programa de Professores Alfabetizadores (PROFA); Maria Clarisse Viera; LDB/96 e Afonso Celso Scocuglia. Os focos desta pesquisa são as ações (analisadas através das observações) e os dizeres (verificadas a partir das entrevistas) dos sujeitos inseridos no curso de alfabetização noturno a EJA. As observações e as entrevistas com os alunos de duas salas de alfabetização foram os meios encontrados para se estudar o fenômeno da evasão escolar neste espaço. Assim, pode-se dizer que os alunos têm objetivos como ler e escrever, mas assim que estes objetivos são alcançados, ou quando algo relacionado com a família considerado mais importante acontece, os estudos são interrompidos.

Palavras-chave: educação; educação de jovens e adultos; evasão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996). LDB: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.

________. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores. Brasília: DF, 2001.

DIAS, Marieta Prata de Lima. Metodologia da Pesquisa em Educação Especial. Sinop. UNEMAT EDITORA, 2005.

SESI. Organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. Módulo integrado IV. Brasília: SESI, 2001.

SINOP. Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal Professor Jurandir Liberino de Mesquita. Projeto Político Pedagógico: Proposta Pedagógica. Sinop/MT, 2006.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

13-04-2015

Como Citar

Rabelo, E. G., & Tomé, C. L. (2015). Casos e acasos - por que eles e elas persistem?: um estudo de caso na educação de jovens e adultos. Eventos Pedagógicos, 1(1), 29–37. https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8922

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >>