Família no contexto escolar: sua participação no processo de aprendizagem no 2º ano do ensino fundamental

Autores

  • Abadia Nair Alves de Almeida Bazeleski
  • Roberto Alves de Arruda

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8933

Resumo

Este trabalho aborda o tema família/escola, relacionado a influência participativa no processo de aprendizagem. Esta pesquisa vem analisar, se estas contribuições familiares, podem influenciar no aprendizado escolar das crianças. Foi utilizado como metodologia, o estudo de caso qualitativo sendo que está atento para novas descobertas. Os sujeitos participativos desta pesquisa têm como foco, alunos de um 2º ano do ensino fundamental do período matutino, professora regente da sala e alguns pais responsáveis, sendo todos de uma escola pública. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários com perguntas abertas e entrevistas semi estruturadas, gravadas em MP4, para então serem transcritas e fundamentadas sobre os olhares de alguns autores como: Gabriel Chalita, Jacques Delors, Airton Negrine e Tânia Zagury. As observações foram feitas anteriormente, nas salas de aula, durante as reuniões de pais e entregas de notas. Nestas observações, podemos constatar que os professores, atribuem às famílias elevada importância no aprendizado do aluno. Entretanto a maioria desses pais não está presente, reconhecendo e assumindo seu papel, sobrecarregando e deixando toda a responsabilidade para a escola. Neste contexto torna-se evidentemente que a escola sozinha não tem como fazer um trabalho completo na vida do aluno. Ela precisa da participação da família ou dos seus responsáveis. A educação é feita de participação, onde todos aprendem uns com os outros, criando condições e capacidades de aprendizagem.

Palavras-chave: educação; aluno; participação; família.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Constituição Federal. Estatuto da Criança e Adolescente, Lei nº 8.069/90, Brasília, 1990.

_______. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHALITA, Gabriel. Educação: A solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.

COLOGNESE, Silvio Antonio; MELO, José Luiz Bica de. A técnica de entrevista na pesquisa social. Cadernos de Sociologia. Programa Pós- Graduação em Sociologia, v. 9. Porto Alegre. 1998.

DOLORS, Jacques. Um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli, E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYIO, Maria Cecília de Sousa. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1998.

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: perspectivas psicopedagógicas. Porto Alegre: Prodil, 1994.

RICOTA, Luiza. A família na escola. In: Projetos Escolares Educação Infantil. Ano 4, nº 40. Jul, 2008.

ZAGURY, Tânia. Escola sem conflitos: parceria com os pais. Rio de Janeiro: Record, 2002

PROFESSORA. PROFESSORA. depoimento. [ 10 dez. 2010]. Entrevistadora: Abadia Nair Alves de Almeida. Sinop, MT, 2010.mp4 ( 15 min 02 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Família no Contexto Escolar.

MA. MA. depoimento. [30 nov. 2010]. Entrevistadora: Abadia Nair Alves de Almeida. Sinop, MT, 2010.mp4 (16 min 15 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Família no Contexto Escolar.

MB. MB. depoimento. [3 dez. 2010]. Entrevistadora: Abadia Nair Alves de Almeida. Sinop, MT, 2010.mp4 (18 min 06 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Família no Contexto Escolar.

MC. MC. depoimento. [3 dez. 2010]. Entrevistadora: Abadia Nair Alves de Almeida. Sinop, MT, 2010.mp4 (19 min 06 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Família no Contexto Escolar.

PROFESSORA. Professora. depoimento. [5 dez. 2010]. Entrevistadora: Abadia Nair Alves de Almeida. Sinop, MT, 2010.mp4 ( 14 min 17 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Família no Contexto Escolar

Downloads

Publicado

07-07-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Família no contexto escolar: sua participação no processo de aprendizagem no 2º ano do ensino fundamental. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(1), 14-23. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8933