Dificuldades da aprendizagem na leitura
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8962Resumo
Este presente artigo propôs verificar os fatores que influenciam no desenvolvimento da aprendizagem na leitura dos alunos da 4º ano no Ensino Fundamental na Escola Municipal Armando Dias no município de Sinop/MT, cujo tema é dificuldade da aprendizagem na leitura. O objetivo do trabalho foi investigar as relações interpessoais em sala de aula e de que forma a professora introduz a leitura nos conteúdos dados aos alunos. Como fundamentação teórica, recorremos a vários autores, entre eles: Enrique Cártula Fita, Elisabete da Assunção Jóse, Jésus Alonso Tapia, Maria Tereza Coelho e Ruth Caribe da Rocha Drouet. A metodologia usada consistiu na pesquisa qualitativa, no estudo de caso e questionário com perguntas abertas e fechadas aplicadas à professora e três alunos que estão com dificuldades na leitura. Através dos relatos dos sujeitos realizamos um estudo analítico confrontando os dados da pesquisa com os autores principais que fundamentam a mesma. O presente trabalho pretende contribuir e mostrar ao professor em sala de aula a importância de incentivar os alunos a aprenderem a ler com prazer motivando-os a despertar o interesse e gosto pela leitura. Os resultados da investigação revelam que a professora pesquisada está ciente de seu papel e procura meios para enfrentar os problemas existentes em sala de aula, em especial às dificuldades da aprendizagem na leitura e os alunos percebem a importância da leitura e tem vontade em avançar nesse aprendizado.
Palavras-chave: educação; dificuldades na aprendizagem. professor; aluno; sala de aula.
Downloads
Referências
COELHO, Maria Teresa; JOSÉ, Elisabete da Assunção. Problemas de Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1991.
COLL, César; PALACÍOS, Jesús; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 1 v.
DROUET, Ruth Caribe da Rocha. Distúrbios da Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1990.
FITA, Enrique Cártula; TAPIA, Jesús Alonso. A Motivação em Sala de aula: o que é, como se faz. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1999.
LUDKE, Menga ; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.