Obesidade infantil: causas e estratégias preventivas

Autores

  • Vanessa Margareth Soares
  • João Batista Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8983

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo auxiliar a compreensão das causas da obesidade infantil bem como mostrar algumas estratégias simples que podem contribuir na prevenção dessa doença. O caso ‘sobrepeso e obesidade’ é tratado por muitas pessoas sem a devida importância, por entenderem que o mesmo é apenas uma questão estética que não interfere em nada além da saúde física da criança obesa ou sobrepesada, o que é um engano, pois a obesidade e o sobrepeso tem várias causas e uma extensão de problemas, como a hipertensão e o diabetes entre outros, que estão associados direta ou indiretamente a esse mal. A pesquisa foi realizada com crianças de 4 a 5 anos, de uma escola pública e uma privada do município de Sinop - MT, tendo como respaldo metodológico a observação participante utilizando-se de questionários implícitos em diálogos, onde tivemos a oportunidade de compreender alguns aspectos sobre os hábitos alimentares e físicos das mesmas. Os diálogos foram analisados de forma qualitativa, onde munidos do índice de massa corporal, caderno de impressões, podemos constatar que o maior mal que a obesidade causa é o psicológico, pois as crianças sobrepesadas observadas se excluem do convívio social. Aos responsáveis e sociedade em geral cabe a responsabilidade de dar continuidade aos saberes aplicados em sala, estabelecendo hábitos mais saudáveis no ambiente em que vivem.

Palavras-chave: educação; educação física e alimentar; obesidade infantil; alunos de 4 e 5 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

BEANE, Allan L. Proteja seu filho do bullyng. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2003.

COSTA, Roberto Fernandes. Composição Corporal: teoria e prática da avaliação. Barueri: Ed. Manole, 2001.

MATO GROSSO. Lei n 8681. Disciplina a alimentação oferecida nas unidades escolares públicas e privadas, que atendam a educação infantil e básica do estado de Mato Grosso. Superintendência da imprensa oficial do Estado de Mato Grosso. Cuiabá. Publicada em 13 de Julho de 2007.

NOLASCO, Emerson. Obesidade infantil cresce no Brasil. Disponível em: <http://emersonnolasco.blogspot.com/2007/04/obesidade-infantil-cresce-no-brasil.html>. Acesso em: 15 jun. 2008.

ROSSETTI, Márcia Braz. Estudo de doutorado recomenda ampliação da carga horária das aulas de educação física. Disponível em: <http://www.ufmg.br/boletim/bol1602/5.shtml>. Acesso em: 15 jun. 2008.

Downloads

Publicado

13-04-2015

Como Citar

Soares, V. M., & Silva, J. B. L. da. (2015). Obesidade infantil: causas e estratégias preventivas. Eventos Pedagógicos, 1(1), 75–83. https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8983

Edição

Seção

Seção Artigos