Educação e alimentação: um estudo de caso sobre o reflexo do programa da multimistura no desempenho escolar de crianças pobres no município de Sinop

Autores

  • Antonio Raimundo de Oliveira
  • Hélio Vieira Junior

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9021

Resumo

Nosso artigo foi realizado na Pastoral da Criança, localizada no bairro Jardim das Palmeiras e na Escola Municipal Educação Básica Ana Cristina de Sena, no bairro Jardim Novo Estado. Neste artigo fizemos um estudo de caso sobre o reflexo da alimentação no desempenho escolar de crianças pobres no município de Sinop. Identificando os vários aspectos que envolvem o problema da desnutrição e da fome nos dias de hoje. Buscamos, especificamente, compreender se o composto multimistura, pode, na medida em que contribui para combater a desnutrição infantil, refletir no processo de aprendizagem das crianças. Na fase pré-escolar e do ensino fundamental das escolas públicas da periferia de Sinop e, com isso, contribuir para reduzir a insegurança alimentar e nutricional de famílias de baixa renda do município. Esperamos, com esse estudo, contribuir para a formulação de novas políticas públicas para o setor. Entre os autores que embasaram nossa pesquisa, destacamos Pedro Demo, Bernard Charlot como referencial teórico. A multimistura é um importante suplemento alimentar no combate à desnutrição infantil das famílias assistidas pela instituição, porém, não se pode atribuir à desnutrição, exclusivamente, possíveis reflexos no baixo desempenho escolar de crianças. Sendo este causado por vários fatores, inclusive a própria escola e seu corpo docente.

Palavras-chave:

educação; educação e alimentação; exclusão social; desempenho escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2011.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. p.16-28.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, Cortez, 1991.

COORDENAÇÃONACIONALDA PASTORAL DA CRIANÇA. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2011.

DEMO, Pedro. Combate a pobreza: desenvolvimento como oportunidade. Campinas: Autores Associados, 1996.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS (IEA) da Universidade de São Paulo (USP). Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2011.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Educação e alimentação: um estudo de caso sobre o reflexo do programa da multimistura no desempenho escolar de crianças pobres no município de Sinop. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 47–56. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9021