Educação e alimentação: um estudo de caso sobre o reflexo do programa da multimistura no desempenho escolar de crianças pobres no município de Sinop
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9021Resumo
Nosso artigo foi realizado na Pastoral da Criança, localizada no bairro Jardim das Palmeiras e na Escola Municipal Educação Básica Ana Cristina de Sena, no bairro Jardim Novo Estado. Neste artigo fizemos um estudo de caso sobre o reflexo da alimentação no desempenho escolar de crianças pobres no município de Sinop. Identificando os vários aspectos que envolvem o problema da desnutrição e da fome nos dias de hoje. Buscamos, especificamente, compreender se o composto multimistura, pode, na medida em que contribui para combater a desnutrição infantil, refletir no processo de aprendizagem das crianças. Na fase pré-escolar e do ensino fundamental das escolas públicas da periferia de Sinop e, com isso, contribuir para reduzir a insegurança alimentar e nutricional de famílias de baixa renda do município. Esperamos, com esse estudo, contribuir para a formulação de novas políticas públicas para o setor. Entre os autores que embasaram nossa pesquisa, destacamos Pedro Demo, Bernard Charlot como referencial teórico. A multimistura é um importante suplemento alimentar no combate à desnutrição infantil das famílias assistidas pela instituição, porém, não se pode atribuir à desnutrição, exclusivamente, possíveis reflexos no baixo desempenho escolar de crianças. Sendo este causado por vários fatores, inclusive a própria escola e seu corpo docente.
Palavras-chave:educação; educação e alimentação; exclusão social; desempenho escolar.
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Referências
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