Inovação tecnológica no ensino superior: a contribuição das AVA’s e AVP’s para a conservação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9079Resumo
Este artigo tem o viés de analisar alguns aspectos acerca da inovação tecnológica no ensino superior, enfocando a contribuição da Área Virtual do Aluno (AVA) e Área Virtual do Professor (AVP) para a conservação ambiental. Na atualidade, muito se argui sobre tecnologia e sua contribuição para a defesa do meio ambiente e o que isso tem de verdade e de mito na realidade. A verdade é que todas as medidas de inovação que de alguma forma reduzam as agressões ao meio ambiente são bem-vindas e devem ser estimuladas tanto para a sua criação quanto para a sua continuidade de atuação, como é o caso das AVA’s e das AVP’s, que contribuem para a redução do uso de papel nas faculdades e universidades, auxiliando alunos e professores a se habituarem a utilizar os meios virtuais para a continuidade do processo ensino-aprendizagem iniciado em sala de aula, por meio do uso dos meios digitais.Trata-se de mecanismos modernos e eficientes de obter a interatividade entre alunos e professores fora do ambiente escolar, pois se podem disponibilizar materiais didáticos para os alunos estudarem em casa e interagirem com os professores tirando suas dúvidas e solicitando orientações. O método de abordagem é o dialético e o método de procedimento é o qualitativo. O tipo de pesquisa é qualitativa, descritiva e documental, a técnica de pesquisa é análise documental e a teoria de base é a da Ação Comunicativa.
Palavras-chave: inovação tecnológica; área virtual do aluno; área virtual do professor; teoria da ação comunicativa.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcinni de. Estratégias para ensinar e aprender em ambientes virtuais. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/3eMaria.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2011.
______ . PRADO, Maria Elisabette Bianconcinni de. Estratégias em Educação a Distância: a plasticidade na prática pedagógica do professor online. Mimeo, 2006.
CARVALHO, R. B. Aplicações de softwares de gestão do conhecimento: tipologia e usos. Dissertação. Programa de Mestrado em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais. 2000.
COPPETTI, L. M. S. L. de; GOMES, L. da S. Participação e interação em um ambiente virtual de aprendizagem. Disponível em: <http://www.uniritter.edu.br/eventos/linguagem/anais_artigos/ARTIGOS/L/Leny%20da%20Silva%20Gomes.pdf>. Acesso em: 17 out. 2010.
CHIAVACCI, Enrico. Breves Lições de Bioética. São Paulo: Paulinas, 2004..
GOMES, Adriana Felícia Farias de Araújo. A tecnologia ambiental como instrumento de regulação normativa para o desenvolvimento sustentável no Amapá. Dissertação. Universidade Federal do Amapá. Macapá, 2011.
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: Entre facticidade e validade. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. v. I, II.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. EditorialePrinting. SRL: Bolonha-Itália, 2000.
JABBOUR, Charbel José Chiappetta. Tecnologias ambientais: em busca de um significado. Revista de Administração Pública-RAP. Rio de Janeiro. Maio/jun. 2010. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n3/03.pdf >. Acesso em: 08 ago. 2011.
LEFFA, Vilson J. Análise Automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Belo Horizonte: v.3, n.2, p.25-40, 2003. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/analise_automatica.pdf>. Acesso em: 12 ago 2011.
MELLO, Maria Celina Abreu de; NASCIMENTO, Luiz Felipe. Produção Mais Limpa: um impulso para a inovação e a obtenção de vantagens competitivas. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR100_0846.pdf >. Acesso em: 17 out. 2009.
MIRANDA DÍAZ, Germán Alejandro. De los Ambientes Virtuales de Aprendizaje a las comunidades de aprendizaje en línea. Revista Digital Universitaria. v. 5 n. 10, 10 nov. 2004. Disponível em: <http://www.revista.unam.mx/vol.5/num10/art62/int62.htm>. Acesso em: 17 ago. 2011.
PINEDA, D. P. O. ¿Qué es un Ambiente Virtual de Aprendizaje? Disponível em: <http://www.territoriosuba.org/aprendizajevirtual.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.