Literatura infantil & educación ambiental: contribución en la construcción de la identidad del ser humano
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9083Resumo
O presente trabalho tem por objetivo descrever e comentar o panorama da Literatura Infantil no Brasil, principalmente na zona da Amazônia Legal, sempre tomando em conta a função que desempenha a Literatura Infantil ao enlaçar-se com a Educação Ambiental. Parte do conceito atual de Literatura, definida como uma disciplina que se ocupa do estudo dos textos que possuem uma preocupação estética, que provocam prazer e conhecimento por seu conteúdo, forma e organização, pode-se afirmar que, por ser uma expressão do homem, é um bom meio de comunicação, que explora todas as partes e alcances da linguagem. Assim, como expressão essencial do ser humano em suas relações com o outro e com o mundo (ou com a natureza em geral), conclui-se que a literatura destinada às crianças e aos jovens é um dos instrumentos de maior alcance para a urgente conscientização ecológica desse grupo social básico formado pelos futuros cidadãos de um país. A Pedagogia Moderna já demonstrou abundantemente que é através de atividades que envolvem o lúdico e a imaginação, o jogo ou o prazer de interatuar com algo, que os meninos assimilam o conhecimento do mundo que lhes é indispensável para construir seu espaço interior afetivo e para interagir racionalmente com o meio em que vivem.
Palavras-chave: literatura infantil; educação ambiental; leitura; conhecimento.
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