Literatura infantil & educación ambiental: contribución en la construcción de la identidad del ser humano

Autores

  • Maria de Lourdes Alves Bedendi

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9083

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever e comentar o panorama da Literatura Infantil no Brasil, principalmente na zona da Amazônia Legal, sempre tomando em conta a função que desempenha a Literatura Infantil ao enlaçar-se com a Educação Ambiental. Parte do conceito atual de Literatura, definida como uma disciplina que se ocupa do estudo dos textos que possuem uma preocupação estética, que provocam prazer e conhecimento por seu conteúdo, forma e organização, pode-se afirmar que, por ser uma expressão do homem, é um bom meio de comunicação, que explora todas as partes e alcances da linguagem. Assim, como expressão essencial do ser humano em suas relações com o outro e com o mundo (ou com a natureza em geral), conclui-se que a literatura destinada às crianças e aos jovens é um dos instrumentos de maior alcance para a urgente conscientização ecológica desse grupo social básico formado pelos futuros cidadãos de um país. A Pedagogia Moderna já demonstrou abundantemente que é através de atividades que envolvem o lúdico e a imaginação, o jogo ou o prazer de interatuar com algo, que os meninos assimilam o conhecimento do mundo que lhes é indispensável para construir seu espaço interior afetivo e para interagir racionalmente com o meio em que vivem.

Palavras-chave: literatura infantil; educação ambiental; leitura; conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira: ensaios de preliminares para a história da literatura infantil no Brasil. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1988.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BECKER, Nilza de Campos. A contemporaneidade de Monteiro Lobato. Revista FronteiraZ, São Paulo, n. 6, abril de 2011.

COELHO, Nelly Novaes; SANTANA, Juliana S. L. A educação ambiental na literatura infantil como formadora de consciência de mundo. In: TRAJBER, Rachel; MANZOCHI, Lúcia Helena (Coord.). Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais impressos. São Paulo: Gaia, 1996 (59-76).

CRUZADO, Waded. Aire, mar, tierra y palabras: la literatura infantil y la educación ambiental. Revista ATENEA, Recinto Universitario de Mayagüez, Puerto Rico. 1994

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. Palestra proferida durante a Conferência Continental das Américas, em dez. de 1998, Cuiabá (MT).

JOUVE, V. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: EDUNESP, 2002.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 6 ed. São Paulo: Ática. 1999.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Introdução ao estudo da escola nova. 7. ed. São Paulo: Melhoramentos. 1963.

MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência-Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.

MÁXIMO-ESTEVES, L. Da teoria à prática: educação ambiental com as crianças pequenas ou o fio da história. Porto: Porto Editora. 1998.

MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. São Paulo: Summus, 1979.

NAGLE, J. Educação e sociedade na primeira república. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda.; Rio de Janeiro: Fundação Nacional do Livro Escolar, 1976.

PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte. Literatura Infantil, Voz de Criança. São Paulo: Ática, 2003.

SASTRÍAS, Martha. Cómo motivar a los niños a leer. México: Pax México, 1992.

TREVISAN, Z. O leitor e o diálogo dos signos. São Paulo: Cliper Editora, 2000.

Downloads

Publicado

14-12-2011

Como Citar

Bedendi, M. de L. A. (2011). Literatura infantil & educación ambiental: contribución en la construcción de la identidad del ser humano. Eventos Pedagógicos, 2(3), 59–69. https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9083