Formación pedagógica: interacción y dialogismo para enseñanza de la lectura crítica

Autores

  • Eulene Rosa dos Santos Dal Bosco

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9085

Resumo

Um dos temas centrais deste artigo é a formação de pedagogos que exercem a docência de Língua Portuguesa (LP) e que se ocupam principalmente da formação de leitores críticos. Somado ao problema da formação que não garante o ensino de leitura crítica está o de que os alunos demonstram grande dificuldade em praticar este tipo de leitura. A metodologia que pode servir como suporte para solucionar o problema é a pesquisa-ação, pois, prevê os envolvidos na situação como agentes de transformação da realidade circunscrita. A hipótese que se apresenta sugere que uma formação linguística apropriada e uma formação sistemática em leitura crítica, ausentes no currículo de pedagogia, permitiriam aperfeiçoar estratégias de ensino/aprendizagem aplicadas na aula. As teorias de linguagem que ancoram o posicionamento do leitor serão as evidenciadas por Bakthin e a abordagem de aprendizagem defendida por Vygostski. Ainda para compor um cenário de habilidades linguísticas, delineiam-se teorias de leitura crítica, alicerçadas por Paulo Freire (1990) e Van Dijk (1996).

Palavras-chave: formação; linguística; leitura crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais; 3º e 4º ciclos do ensino fundamental – Língua Portuguesa. Brasilia: MEC/SEF, 1997.

CUNHA, Maria Isabel. O Bom Professor e Sua Prática. São Paulo: Papirus, 2004.

FLYNN, L. L. Developing Critical Reading Skills Through Cooperative Problem Solving. The Reading Teacher, 1989, 42, (9), 664-668.

FREIRE, Paulo. Language and Power: on the necessity of rethinking English language pedagogy in Brazil, 1987.

KLEIMAN, A. A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. São Paulo: Mercado de letras, 2001.

KOCH, Ingedore Villaça. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2008.

MORATO, Edwiges M. O interacionismo no campo lingüístico. In: BENTES, A. C.; MUSALIN, F. (Org.). Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2009.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. Paraná: Editora Melo, 2011.

STAUFFER, R. Directing the Reading-Thinking Process. New York: Harper and Row, 1977.

VAN DIJK, T. Discourse, Power and Access. In: C. R. Caldas – Coulthard, & M. Coulthard (Eds.). Texts and Practices: Reading in Critical Discourse Analysis. London: Routledeg, 1996.

VYGOTSKY, Lev Seminovich. A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Downloads

Publicado

14-12-2011

Como Citar

Dal Bosco, E. R. dos S. (2011). Formación pedagógica: interacción y dialogismo para enseñanza de la lectura crítica. Eventos Pedagógicos, 2(3), 81–91. https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9085