A imaginação e a linguagem expressas no desenho da criança
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9097Resumo
O desenho pode contribuir no desenvolvimento social, individual, assim como na aprendizagem e na linguagem da criança. Através do desenho a criança faz um dialogo entre o imaginar, fazer e compreender. Nosso objetivo nesta pesquisa é compreender de que forma a imaginação e a linguagem se manifesta através do desenho de crianças de pré-escola, e sua influência ou não sobre o desenvolvimento psíquico, social e cognitivo da criança. Para isso foram realizadas entrevistas com os professores e observação em uma turma pré-escolar, para que fossem observadas as crianças que estivessem iniciando seu processo gráfico. Justifico, ainda, a relevância do tema em questão, pois está relacionado com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança tendo em vista que o desenho contribui para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e criativas da criança. Como conclusão de nossa pesquisa pudemos observar que o desenho não é uma prática comum devido a fatores que vão desde a falta de materiais adequados para esta atividade quanto a não observância do desenho como um método auxiliar pedagógico no cotidiano escolar. Os estudos bibliográficos bem como as análises de dados, foram baseados nas teorias do desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e emocional desta fase, tendo como ponto de referência Lev Semenovitch Vygotsky.
Palavras-chave: educação; educação infantil; linguagem pictórica; grafismo infantil; Vygotsky.
Downloads
Referências
GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo, Scipione, 1989.
OLIVEIRA, Marta Khol. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
RICHTER, Sandra. Criança e Pintura: ação e paixão de conhecer. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.