A imaginação e a linguagem expressas no desenho da criança

Autores

  • Marcilene do Nascimento Silva UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso/ Campus Universitário de Sinop
  • Isabela Augusta Andrade Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9097

Resumo

O desenho pode contribuir no desenvolvimento social, individual, assim como na aprendizagem e na linguagem da criança. Através do desenho a criança faz um dialogo entre o imaginar, fazer e compreender. Nosso objetivo nesta pesquisa é compreender de que forma a imaginação e a linguagem se manifesta através do desenho de crianças de pré-escola, e sua influência ou não sobre o desenvolvimento psíquico, social e cognitivo da criança. Para isso foram realizadas entrevistas com os professores e observação em uma turma pré-escolar, para que fossem observadas as crianças que estivessem iniciando seu processo gráfico. Justifico, ainda, a relevância do tema em questão, pois está relacionado com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança tendo em vista que o desenho contribui para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e criativas da criança. Como conclusão de nossa pesquisa pudemos observar que o desenho não é uma prática comum devido a fatores que vão desde a falta de materiais adequados para esta atividade quanto a não observância do desenho como um método auxiliar pedagógico no cotidiano escolar. Os estudos bibliográficos bem como as análises de dados, foram baseados nas teorias do desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e emocional desta fase, tendo como ponto de referência Lev Semenovitch Vygotsky.

Palavras-chave: educação; educação infantil; linguagem pictórica; grafismo infantil; Vygotsky.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo, Scipione, 1989.

OLIVEIRA, Marta Khol. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

RICHTER, Sandra. Criança e Pintura: ação e paixão de conhecer. Porto Alegre: Mediação, 2004.

FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A imaginação e a linguagem expressas no desenho da criança. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 123–131. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9097