A complexidade da morte: a morte e seu significado diante da compreensão humana. Como educar para compreendê-la melhor?

Autores

  • Eva Aparecida dos Santos Ribeiro
  • Edison Antônio de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9099

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a análise de como trabalhar com o tema da morte no ambiente escolar. Buscando compreender como a morte é explicada para as crianças e como ela pode ser entendida pelas mesmas. A referida pesquisa foi desenvolvida no município de Sinop/MT no período do mês de fevereiro a agosto de 2011. Definido o método de trabalho como estudo de caso e a coleta de dados foram feita através do caderno de campo, questionários e entrevistas semi estruturadas gravadas com pastor, padre, psicólogos e professoras. O referencial teórico está na base do pensamento de Elisabeth Kübler-Ross que nos orientou em sua teoria a refletir sobre a morte e o morrer. Maria Júlia Kovács que discute a morte e o desenvolvimento humano e Carlos Rodrigues Brandão entre outros autores discutem o que é educação. O resultado dessa pesquisa contempla que a morte é parte de um ciclo natural e que sempre acompanhou as culturas seguindo o homem desde seu nascimento. É o destino do qual não podemos fugir. O preparo e bom senso do professor é o elemento chave para que as questões sobre o tema da morte possam ser mais bem abordadas. Mas em nossa pesquisa constatamos que nem todas as escolas estão preparadas para lidar com situações que envolvem a morte. Dependendo da situação da criança em relação à morte, necessita em conjunto com a escola e família um acompanhamento psicológico.

Palavras-chave: educação; morte; família.

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Referências

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Publicado

12-12-2011

Como Citar

Ribeiro, E. A. dos S., & Souza, E. A. de. (2011). A complexidade da morte: a morte e seu significado diante da compreensão humana. Como educar para compreendê-la melhor?. Eventos Pedagógicos, 2(2), 76–83. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9099

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Seção

Seção Artigos