Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa: metodologias vivenciadas em anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9104Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar as metodologias vivenciadas durante o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de educação básica no município de Sinop-MT, com crianças do 1°, 2° e 3° anos e a professora de Língua Inglesa. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa foram utilizadas como instrumento para coleta de dados, entrevistas com questionário semi-estruturado gravadas em câmera digital e diário de campo durante a observação participante. O apoio teórico é constituído de materiais voltados para o ensino de Língua Inglesa, metodologias usadas para seu ensino. Foi possível perceber a interação que há entre os métodos de ensino de LI usados dentro de sala de aula pela professora. Diagnosticou-se, também, falta de motivação por parte da professora, aparente no decorrer das atividades; embora as atividades sejam satisfatórias e os métodos desenvolvidos com êxito, as dificuldades existem e estão presentes no ensino. A pesquisa apresenta as práticas que a professora utiliza em sala e suas concepções quanto a formação do profissional que atua no ensino de Língua Inglesa em anos iniciais do ensino fundamental e as concepções dos alunos acerca da disciplina.
Palavras-chave: Língua Inglesa; anos iniciais do ensino fundamental; metodologias de ensino.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993.
ASSIS-PETERSON, A. A.; GONÇALVES, M. O. C. Qual é a melhor idade para aprender línguas? Mitos e fatos. Contexturas, n. 5, 2000/2001, p. 11 – 26.
ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. A prática de sala de aula, a formação e o desenvolvimento do professor de línguas. São José do Rio Preto, SP. UNESP, 2000.
CAMERON, L. Teaching Languages to Young Learners. Cambridge: CUP, 2001.
DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.
FREIRE, P; SHOR, I. Medo e ousadia. 12.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
ONU. Organização das Nações Unidas. Disponível em: <http://www.un.org/en/about/languages.shtml>. Acesso:18 out. 2010.
PINTER, A. Teaching Young Language Learners. Oxford: OUP, 2006.
RICHARDS, J.C.; RODGERS, T.S. Approaches and methods in language teaching. Cambrigde: CUP, 2001.
ROCHA, C. H. O ensino de línguas para crianças: refletindo sobre princípios e práticas. In: ROCHA, C.H.; BASSO, E. A. (Org.) Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores formadores. São Carlos: Claraluz, 2008. p. 15-34.
SANTOS, L. I. S. Crenças acerca da inclusão da língua inglesa nas séries iniciais: quanto antes melhor? Cuiabá, MT. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso, 2005. 230 p.
SANTOS, L. I. S. Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: fazer pedagógico e formação docente. São José do Rio Preto, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.