A sétima arte: a importância do cinema como prática educativa não formal

Autores

  • Mayara Rosane da Cruz Oliva
  • Aumeri Carlos Bampi
  • José de Souza Neto

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9105

Resumo

Este trabalho traz como objetivo primordial ‘apresentar’ o cinema como ferramenta nos processos educativos não formais. Partimos do pressuposto de que o cinema pode propiciar formas criticas de reflexão a respeito das temáticas que o filme aborda contribuindo significativamente para desenvolver e aprimorar o senso crítico que o sujeito tem de si e do meio sociocultural, político e educacional em que está inserido. Considerando essas capacidades, entendemos como sendo pertinente a analise da influencia das produções cinematográficas nos processos de mudanças sociais. A pesquisa aqui apresentada parte da utilização do cinema, como instrumento na educação não formal, mais especificamente um estudo de caso sobre o Cineclube Zumbis, um projeto de extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso – campus de Sinop, analise que se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os estudos se embasam na educação segundo a visão de Paulo Freire (1996), que identifica a educação como sendo parte de um contexto social, que não se restringe apenas ao espaço escolar, apontamos também autores como Maria da Glória Gohn que apresenta a educação não formal como uma prática que educa para os direitos humanos, para a convivência com as diferenças e o multiculturalismo; e também George Sadoul a quem recorremos para realizar um apanhado histórico do cinema, dentre muitos outros que apontam o cinema como sendo uma importante ferramenta de educação e transformação social.

Palavras-chave: educação; educação não-formal; cinema; Cineclube Zumbis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia Geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 1996.

ANDRÉ, Marli Eliza Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber livro, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOHN, Maria da.Glória. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 2.ed. São Paulo, Cortez, 2001.

______ . Movimentos Sociais e Educação. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção Questões da Nossa Época).

HOUWARD, David; MABLEY, Edward. Teoria e prática do roteiro: um guia para editores de cinema e televisão. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1996.

PEREIRA, D.J.R.; PRECIOSO, A.L.; SANTANA, A.M. Cinema Diversão e Arte: O papel do Cineclube Zumbis. Net. Florianópolis, vol. 2. 2008. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/udescemacao/article/view/1724> Acesso em: 02 nov. 2009.

PEREIRA, D. J. R.. Denizalde Josiel Pereira Rodrigues: depoimento. [03 ago. 2011]. Entrevistadora: Mayara Rosane da Cruz Oliva. Sinop, MT, 2011. 1 mp3 sonoro (40 min 35seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a História do Cineclube Zumbis.

SIMON, Olga R. de M. Von; PARK, Margareth B.; FERNÁNDEZ, Renata S. (Org.).

Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: UNICAMP, 2001.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a

Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo. Atlas, 1987.

PEREIRA, D. J. R.. Denizalde Josiel Pereira Rodrigues: depoimento. [03 ago. 2011]. Entrevistadora: Mayara Rosane da Cruz Oliva. Sinop, MT, 2011. 1 mp3 sonoro (40 min 35seg). Entrevista concedida para a Trabalho de Conclusão de Curso sobre a

História do Cineclube Zumbis.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Oliva, M. R. da C., Bampi, A. C., & Neto, J. de S. (2011). A sétima arte: a importância do cinema como prática educativa não formal. Eventos Pedagógicos, 2(2), 181–190. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9105

Edição

Seção

Seção Artigos