O aluno surdo no contexto do ensino regular

Autores

  • Rosecléa Gotardo Novaes
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9107

Resumo

Este artigo tem por objetivo comprovar que é possível incluir uma pessoa surda no âmbito educacional e que esse também tenha condições de aprender junto a pessoas auditivamente normais. Adotamos o método qualitativo com aplicação de questionário para profissionais da Educação, analisando a inclusão e o aprendizado do aluno com necessidades auditivas (DA) em classes de ensino regular com os demais alunos. O principal objetivo da inclusão é fazer com que a escola oportunize aos alunos surdos um espaço democrático e competente para trabalhar, no qual todos os envolvidos neste espaço, possam realmente contemplar de uma escola inclusiva. Para tecermos sobre a pesquisa realizada, contamos com os aportes teóricos de Marcos José da Silveira Mazzotta, Shirley Silva e Marli Vizim, Romeu Kazumi Sassaki, Eugenia Augusta Gonzaga Fávero, Luiza de Marillac P. Pantoja e Maria Teresa Eglér Montoan. Verifica-se que os educadores questionados não possuem conhecimento amplo sobre a metodologia de ensino necessário para ensinar uma criança surda, por isso fica sendo indispensável à presença de um intérprete em sala de aula. Observamos que as maiores dificuldades encontram-se na forma de comunicação entre os alunos e professores, confirmada esta dificuldade, somente professor e aluno sem a presença do intérprete o aluno não possui condições adequadas para o seu aprendizado.

Palavras-chave: educação especial; inclusão; aprendizado; aluno surdo.

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Biografia do Autor

  • Rosecléa Gotardo Novaes
    Maquete Consitruida pela Turma de Pedagogia na disciplina de Educação Infantil

Referências

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Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

O aluno surdo no contexto do ensino regular. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 210–219. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9107

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