O aluno surdo no contexto do ensino regular

Autores

  • Rosecléa Gotardo Novaes
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9107

Resumo

Este artigo tem por objetivo comprovar que é possível incluir uma pessoa surda no âmbito educacional e que esse também tenha condições de aprender junto a pessoas auditivamente normais. Adotamos o método qualitativo com aplicação de questionário para profissionais da Educação, analisando a inclusão e o aprendizado do aluno com necessidades auditivas (DA) em classes de ensino regular com os demais alunos. O principal objetivo da inclusão é fazer com que a escola oportunize aos alunos surdos um espaço democrático e competente para trabalhar, no qual todos os envolvidos neste espaço, possam realmente contemplar de uma escola inclusiva. Para tecermos sobre a pesquisa realizada, contamos com os aportes teóricos de Marcos José da Silveira Mazzotta, Shirley Silva e Marli Vizim, Romeu Kazumi Sassaki, Eugenia Augusta Gonzaga Fávero, Luiza de Marillac P. Pantoja e Maria Teresa Eglér Montoan. Verifica-se que os educadores questionados não possuem conhecimento amplo sobre a metodologia de ensino necessário para ensinar uma criança surda, por isso fica sendo indispensável à presença de um intérprete em sala de aula. Observamos que as maiores dificuldades encontram-se na forma de comunicação entre os alunos e professores, confirmada esta dificuldade, somente professor e aluno sem a presença do intérprete o aluno não possui condições adequadas para o seu aprendizado.

Palavras-chave: educação especial; inclusão; aprendizado; aluno surdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosecléa Gotardo Novaes

Maquete Consitruida pela Turma de Pedagogia na disciplina de Educação Infantil

Referências

BLANCO Rosa. A atenção à diversidade na sala de aula e as adaptações do currículo. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesus (Org). Desenvolvimento psicológico e educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 02 set. 2010.

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

FAVERO, Eugenia Augusta Gonzaga, PANTOJA, Luiza de Marillac P.; MONTOAN, Maria Teresa Eglér. Atendimento educacional Especializado: Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

GOLDENBER, Mirian. A arte de pesquisar. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora. Record, 2005.

MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Fundamentos de Educação Especial. São Paulo: Pioneira, 1997.

MARCHESI, Álvaro. Desenvovimento e educação das crianças surdas. In: COLL, César; PALÁCIOS, Jesus (Org). Desenvolvimento psicológico e educação. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PAULA, Ana Rita; COSTA, Carmen Martini. A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 5 ed. Rio de Janeiro: WVA, 2003.

SILVA, Shirley; VIZIM, Marli. Educação Especial: Leituras e diferentes significados. Campinas: ALB, 2001.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Novaes, R. G., & Trugillo, E. A. (2011). O aluno surdo no contexto do ensino regular. Eventos Pedagógicos, 2(2), 210–219. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9107

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>