A prática da leitura de histórias na educação infantil

Autores

  • Sirlene Vieira de Souza
  • Luzia Oliva Aparecida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9108

Resumo

O presente artigo é resultado final de uma pesquisa realizado no primeiro semestre de 2011. Em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Sinop/MT. E ressalta a importância de ler e contar histórias para crianças. Na fase em que estão aprendendo a falar e a se expressar oralmente, o momento de histórias contribui para ampliar o vocabulário. Entrar no mundo da linguagem, ajuda a se concentrar, despertar emoções, alimentar a imaginação e a criatividade. O presente artigo propõe verificar como é trabalhada a prática de leitura de histórias com crianças de dois a três anos. Para sua realização, optou-se pelo estudo de caso com abordagem qualitativa. Na coleta dos dados foram utilizados como instrumentos a observação em uma sala com crianças de dois a três anos. Com entrevistas semi-estruturadas e questionários com questões fechadas para os professores, Diretora e Coordenadora. A partir os dados coletados, realizou-se um diagnóstico relacionando os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa. Pode-se concluir por meio da pesquisa dentro do âmbito escolar, que essa prática acontece frequentemente de uma forma prazerosa, trazendo momentos de descoberta, estimulando a imaginação, a curiosidade e a fantasia nas crianças.

Palavras-chave: educação infantil; prática de leitura de histórias; formação de leitor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2001.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretária da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. Moderna: São Paulo, 2000.

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira,1991.

MEIRELES, Cecília. Problemas de Literatura Infantil. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.

ZILBERMAN, Regina, Lajolo, Marisa. Um Brasil Para Crianças: Para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. 4 ed. São Paulo: Global, 1993.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A prática da leitura de histórias na educação infantil. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 230–238. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9108