A prática da leitura de histórias na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9108Resumo
O presente artigo é resultado final de uma pesquisa realizado no primeiro semestre de 2011. Em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Sinop/MT. E ressalta a importância de ler e contar histórias para crianças. Na fase em que estão aprendendo a falar e a se expressar oralmente, o momento de histórias contribui para ampliar o vocabulário. Entrar no mundo da linguagem, ajuda a se concentrar, despertar emoções, alimentar a imaginação e a criatividade. O presente artigo propõe verificar como é trabalhada a prática de leitura de histórias com crianças de dois a três anos. Para sua realização, optou-se pelo estudo de caso com abordagem qualitativa. Na coleta dos dados foram utilizados como instrumentos a observação em uma sala com crianças de dois a três anos. Com entrevistas semi-estruturadas e questionários com questões fechadas para os professores, Diretora e Coordenadora. A partir os dados coletados, realizou-se um diagnóstico relacionando os pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa. Pode-se concluir por meio da pesquisa dentro do âmbito escolar, que essa prática acontece frequentemente de uma forma prazerosa, trazendo momentos de descoberta, estimulando a imaginação, a curiosidade e a fantasia nas crianças.
Palavras-chave: educação infantil; prática de leitura de histórias; formação de leitor.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2001.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretária da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. Moderna: São Paulo, 2000.
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. 2. ed. São Paulo: Pioneira,1991.
MEIRELES, Cecília. Problemas de Literatura Infantil. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, Regina, Lajolo, Marisa. Um Brasil Para Crianças: Para conhecer a literatura infantil brasileira: histórias, autores e textos. 4 ed. São Paulo: Global, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.