Orientação sexual na escola: desafios e realidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9110Resumo
Neste artigo buscamos a aproximação das séries iniciais do ensino fundamental que tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, especialmente no que consiste à introdução de algumas temáticas, neste período oferecido pela escola, como por exemplo, a orientação sexual – e se ela é oferecida ou não nas escolas e de que forma vem acontecendo, buscamos demonstrar a importância de se trabalhar Orientação Sexual em sala de aula, e observar quais os dispositivos pedagógicos trabalhados em sala sobre sexualidade, investigando através das professoras, com base em alguns autores como Castro e Silva, Guimarães, entre outros, que abordam o tema e nos convida a fazer uma reflexão crítica acerca do tema. Neste sentido, partimos do pressuposto que o tema sexualidade não se reduz ao conhecimento das funções dos órgãos genitais, nem tampouco pode ser confundido com o ato sexual, pois este, tanto pode estar inserido num relacionamento afetivo quanto indiferente a qualquer ligação amorosa. Será focada em turmas de 1º ao 5º ano da Educação Básica de escolas da cidade de Sinop, pois neste período a escola trabalha conteúdos de ciências, envolvendo inúmero assunto diretamente ligado ao tema Orientação Sexual. Quanto à metodologia, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. Com os resultados obtidos da pesquisa pudemos constatar que esse tema ainda apresenta controvérsias e resistências quanto ao papel da escola ser o único local de ensino para este assunto.
Palavras-chave: educação; educação básica; orientação sexual; sexualidade.
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