Orientação sexual na escola: desafios e realidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9110Resumo
Neste artigo buscamos a aproximação das séries iniciais do ensino fundamental que tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, especialmente no que consiste à introdução de algumas temáticas, neste período oferecido pela escola, como por exemplo, a orientação sexual – e se ela é oferecida ou não nas escolas e de que forma vem acontecendo, buscamos demonstrar a importância de se trabalhar Orientação Sexual em sala de aula, e observar quais os dispositivos pedagógicos trabalhados em sala sobre sexualidade, investigando através das professoras, com base em alguns autores como Castro e Silva, Guimarães, entre outros, que abordam o tema e nos convida a fazer uma reflexão crítica acerca do tema. Neste sentido, partimos do pressuposto que o tema sexualidade não se reduz ao conhecimento das funções dos órgãos genitais, nem tampouco pode ser confundido com o ato sexual, pois este, tanto pode estar inserido num relacionamento afetivo quanto indiferente a qualquer ligação amorosa. Será focada em turmas de 1º ao 5º ano da Educação Básica de escolas da cidade de Sinop, pois neste período a escola trabalha conteúdos de ciências, envolvendo inúmero assunto diretamente ligado ao tema Orientação Sexual. Quanto à metodologia, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. Com os resultados obtidos da pesquisa pudemos constatar que esse tema ainda apresenta controvérsias e resistências quanto ao papel da escola ser o único local de ensino para este assunto.
Palavras-chave: educação; educação básica; orientação sexual; sexualidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRITZMAN, Deborah P. Sexualidade e cidadania democrática. In: SILVA, Luiz Heron. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. P 154-171.
GÓES, Maria Cecília. A natureza social do desenvolvimento psicológico. In: Cadernos Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES: Pensamento e Linguagem: estudos na perspectiva da psicologia soviética. 2. ed, São Paulo: Papirus, 1991, p.17-24.
GUSDORF, Georges. Professor para que? Lisboa: Martins Fontes, 1970.
LEONTIEV, Alexis. Psicologia e pedagogia: as bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000. 269 p.
NUNES, Cesar. Desvendando a Sexualidade. 7.ed. Campinas: Papirus, 2005.
SILVA, Ricardo de Castro e. Orientação sexual: possibilidade de mudança na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. (Coleção Dimensões da Sexualidade).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.