Orientação sexual na escola: desafios e realidade

Autores

  • Valdinéia Aniceto de Souza
  • Isabela Augusta Andrade Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9110

Resumo

Neste artigo buscamos a aproximação das séries iniciais do ensino fundamental que tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, especialmente no que consiste à introdução de algumas temáticas, neste período oferecido pela escola, como por exemplo, a orientação sexual – e se ela é oferecida ou não nas escolas e de que forma vem acontecendo, buscamos demonstrar a importância de se trabalhar Orientação Sexual em sala de aula, e observar quais os dispositivos pedagógicos trabalhados em sala sobre sexualidade, investigando através das professoras, com base em alguns autores como Castro e Silva, Guimarães, entre outros, que abordam o tema e nos convida a fazer uma reflexão crítica acerca do tema. Neste sentido, partimos do pressuposto que o tema sexualidade não se reduz ao conhecimento das funções dos órgãos genitais, nem tampouco pode ser confundido com o ato sexual, pois este, tanto pode estar inserido num relacionamento afetivo quanto indiferente a qualquer ligação amorosa. Será focada em turmas de 1º ao 5º ano da Educação Básica de escolas da cidade de Sinop, pois neste período a escola trabalha conteúdos de ciências, envolvendo inúmero assunto diretamente ligado ao tema Orientação Sexual. Quanto à metodologia, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas. Com os resultados obtidos da pesquisa pudemos constatar que esse tema ainda apresenta controvérsias e resistências quanto ao papel da escola ser o único local de ensino para este assunto.

Palavras-chave: educação; educação básica; orientação sexual; sexualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITZMAN, Deborah P. Sexualidade e cidadania democrática. In: SILVA, Luiz Heron. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. P 154-171.

GÓES, Maria Cecília. A natureza social do desenvolvimento psicológico. In: Cadernos Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES: Pensamento e Linguagem: estudos na perspectiva da psicologia soviética. 2. ed, São Paulo: Papirus, 1991, p.17-24.

GUSDORF, Georges. Professor para que? Lisboa: Martins Fontes, 1970.

LEONTIEV, Alexis. Psicologia e pedagogia: as bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000. 269 p.

NUNES, Cesar. Desvendando a Sexualidade. 7.ed. Campinas: Papirus, 2005.

SILVA, Ricardo de Castro e. Orientação sexual: possibilidade de mudança na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002. (Coleção Dimensões da Sexualidade).

Downloads

Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Orientação sexual na escola: desafios e realidade. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 248–256. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9110