A participação dos pais no contexto educacional escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9111Resumo
Este artigo aborda a importância da família no processo de aprendizagem e procura observar as questões educacionais ligadas ao contexto escolar do educando. Os sujeitos são os alunos do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Sinop, Estado de Mato Grosso. Observamos as turmas do 2° e 5° anos do Ensino Fundamental, pois a falta de acompanhamento escolar ocasiona várias dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma percebemos como que a criança ainda precisa do apoio da família no seu avanços desenvolvimento escolar. Como referenciais que apontam a importância do envolvimento da família no desenvolvimento escolar, destacamos os autores: Dorothy Law Nolte e Rachel Harris; Jacques Delors; Menga Lüdke e Marli André. Realizamos nosso trabalho tendo como meta o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa que visa à organização dos dados e análises das relações estabelecidas entre crianças, professores e pais. Na coleta de dados fizemos um estudo de caso, realizado em um período de dois meses e meio com as observações e entrevistas semiestruturadas com os professores, pais e alunos. A partir dos resultados obtidos percebemos que a participação dos pais na escola nem sempre ocorre, o que traz como consequência problemas que envolvem aprendizagem da criança, mas nos casos em que ocorreu, contribuiu significativamente para o desempenho escolar das crianças sujeitas da pesquisa.
Palavras-chave: educação; ensino fundamental; escola e família.
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Referências
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2004.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NOLTE, Dorothy Law; HARRIS, Rachel. As Crianças Aprendem o que Vivenciam: o poder do exemplo dos pais na educação dos filhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2003
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