Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola

Autores

  • Marlise Rieger
  • Ivone de Jesus Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9113

Resumo

O artigo busca evidenciar e compreender como se dão as mobilizações engendradas no contexto de vida das mulheres que retomaram os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Sinop – MT. A referida pesquisa com as mulheres foi desenvolvida no período de fevereiro a julho de 2011, na Escola Benedito Sant’Ana da Silva Freire onde frequentam o ensino fundamental e médio, por áreas de conhecimento. O método de trabalho foi o estudo de caso etnográfico por ter seu ambiente natural como fonte direta da investigação. A coleta de dados foi feita através do caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas com oito mulheres da modalidade EJA. O referencial teórico está baseado no pensamento de Paulo Freire que se empenhou em colocar a concepção pedagógica a serviço dos interesses populares. Outra autora é Cristina Bruchine, que defende a mulher chefe de família, mãe e suas jornadas e Airon Mergár, que define a compreensão do gênero como uma convenção social, histórica e cultural. O resultado dessa pesquisa contempla as mobilizações para retomar os estudo, correlacionando com o trabalho e a família. A libertação das mulheres ampliou sua presença em todos os níveis do ensino o que possibilitou uma participação crescente no mercado de trabalho.

Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; mulheres; mobilizações.

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Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 161–170. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9113