Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9113Resumo
O artigo busca evidenciar e compreender como se dão as mobilizações engendradas no contexto de vida das mulheres que retomaram os seus estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Sinop – MT. A referida pesquisa com as mulheres foi desenvolvida no período de fevereiro a julho de 2011, na Escola Benedito Sant’Ana da Silva Freire onde frequentam o ensino fundamental e médio, por áreas de conhecimento. O método de trabalho foi o estudo de caso etnográfico por ter seu ambiente natural como fonte direta da investigação. A coleta de dados foi feita através do caderno de campo e entrevistas semi-estruturadas com oito mulheres da modalidade EJA. O referencial teórico está baseado no pensamento de Paulo Freire que se empenhou em colocar a concepção pedagógica a serviço dos interesses populares. Outra autora é Cristina Bruchine, que defende a mulher chefe de família, mãe e suas jornadas e Airon Mergár, que define a compreensão do gênero como uma convenção social, histórica e cultural. O resultado dessa pesquisa contempla as mobilizações para retomar os estudo, correlacionando com o trabalho e a família. A libertação das mulheres ampliou sua presença em todos os níveis do ensino o que possibilitou uma participação crescente no mercado de trabalho.
Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; mulheres; mobilizações.Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Trabalho: educação e teoria pedagógica. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394/96 para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 02 de set. 2010.
BRUSCHINI, Cristina; SORJ, Bila. (Org.) Novos Olhares: mulheres e relações de gênero no Brasil. São Paulo: Marco Zero. Fundação Carlos Chagas, 1994.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2000.
FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
KLEIN, Ligia Regina. Alfabetização de Jovens e Adultos: questões e propostas para prática pedagógica na perspectiva histórica. Brasília: Universa, 2003.
MERGÁR, Arion. A representação social do gênero feminino nos autos criminais na Província do Espírito Santo (1853-1870).2006. 160 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2006.
PILLETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. 6.ed. São Paulo: Freitas Bastos, 1974.
VASCONCELOS, Tânia Mara Pereira. A Perspectiva de gênero redimensionado a disciplina histórica. Revista Ártemis, n. 03, dez., 2005 (A), p. Disponivel em: <http://www.prodema.ufpb.br/resvistaartemis>. Acesso em: 11 dez. 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.