O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9118Resumo
Este artigo é resultado do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e suas Literaturas, desenvolvido no ano de 2009 e 2010, o qual teve o intuído de apresentar e preparar os futuros profissionais desta área. O estágio foi desenvolvido em três etapas/semestres distintas. Na primeira etapa foram observadas e descritas as aulas. Na segunda e terceira etapas foi realizado à regência pelos acadêmicos. Como disciplina obrigatória do curso de Letras, a proposta do estágio é obter informações sobre a realidade educacional, visando que o acadêmico vivencie o contexto escolar, além de identificar quais teorias estão sendo aplicadas pelos professores, quais métodos surtem mais efeito, quais ferramentas instigam a curiosidade dos alunos e etc., de forma a prepará-lo para o exercício da profissão. Além disso, utiliza como aporte teórico autores que discutem as práticas pedagógicas assim como a Orientação dos Paramentos Curriculares no âmbito educacional.
Palavras-chave: escola; estágio; práticas pedagógicas; língua portuguesa; literatura.
Downloads
Referências
BETTEGA, M. H. Educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
GÓES, M. C. R.; SMOLKA, A. L. B. A Criança e a Linguagem Escrita: Considerações sobre a produção de textos. In: ALENCAR, E. S. Novas Contribuições da Psicologia aos Processos de Ensino Aprendizagem. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
GUIA DO ESTUDANTE: Português, Vestibular & ENEM. Revista. Editora Abril. 2010.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LESSA, David Perdigão. O Gênero textual e a sua aplicabilidade em sala de aula. Disponível em:
<http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_001/linguagem/O%20G%CANERO%20TEXTUAL%20CHARGE%20E%20SUA.pdf > Acesso em: 14 out. 2010.
MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que Planejar? Como Planejar? Currículo, Área, Aula. 13. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (OCNEM). Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v.1. 2006.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs). Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa. Brasília/DF, Secretaria de Educação MEC/SEF: 1998.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO (PCNEN). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2010.
SANT'ANNA, Ilza Martins. Por que Avaliar? Como Avaliar?: Critérios e Instrumentos. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino Plural. São Paulo: Cortez, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.