Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Priscila Marengo Segrillo Universidade doEstado de Mato Grosso
  • Albina Pereira de Pinho Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9120

Resumo

No presente artigo traremos os resultados obtidos durante a pesquisa sobre: Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto realizamos um estudo de caso com sete estudantes da turma e com a professora da 1º fase em uma escola no município de Sinop-MT. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas observação participante e análise documental. O objetivo visou compreender se as práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização dos estudantes da EJA fundamentam-se nos pressupostos teórico-práticos que orientam a Alfabetização na perspectiva do Letramento. Verificamos se as práticas de leituras primam pelo letramento e se a professora valoriza o diálogo e as experiências dos estudantes. Os principais autores que nos embasamos durante a pesquisa foram: Leda Tfouni, Magda Soares e Paulo Freire. Foi importante desenvolver esta pesquisa pois ainda são pouco os estudos nessa área e essa temática é de suma importância. Os resultados mostraram que a professora valoriza o diálogo e as vivências dos estudantes. Contudo a maioria dos estudantes não estão alfabetizados mas são de certa forma letrados pois vivem em uma sociedade letrada. Duas estudantes são consideradas alfabetizadas e letradas, pois fazem uso da escrita em práticas sociais. Contudo no que se refere à alfabetização há uma grande defasagem visto que cinco estudantes ainda não estão alfabetizados. A causa dessa defasagem está no alto número de faltas na ausência de uma formação continuada para a professora e na falta de recursos.

Palavras-chave: educação; jovens e adultos; alfabetização; letramento; estudo de caso.

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Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 201-209. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9120