Alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9120Resumo
No presente artigo traremos os resultados obtidos durante a pesquisa sobre: Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto realizamos um estudo de caso com sete estudantes da turma e com a professora da 1º fase em uma escola no município de Sinop-MT. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas observação participante e análise documental. O objetivo visou compreender se as práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização dos estudantes da EJA fundamentam-se nos pressupostos teórico-práticos que orientam a Alfabetização na perspectiva do Letramento. Verificamos se as práticas de leituras primam pelo letramento e se a professora valoriza o diálogo e as experiências dos estudantes. Os principais autores que nos embasamos durante a pesquisa foram: Leda Tfouni, Magda Soares e Paulo Freire. Foi importante desenvolver esta pesquisa pois ainda são pouco os estudos nessa área e essa temática é de suma importância. Os resultados mostraram que a professora valoriza o diálogo e as vivências dos estudantes. Contudo a maioria dos estudantes não estão alfabetizados mas são de certa forma letrados pois vivem em uma sociedade letrada. Duas estudantes são consideradas alfabetizadas e letradas, pois fazem uso da escrita em práticas sociais. Contudo no que se refere à alfabetização há uma grande defasagem visto que cinco estudantes ainda não estão alfabetizados. A causa dessa defasagem está no alto número de faltas na ausência de uma formação continuada para a professora e na falta de recursos.
Palavras-chave: educação; jovens e adultos; alfabetização; letramento; estudo de caso.
Downloads
Referências
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
DE PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini. Metodologia da pesquisa:abordagem teórico-prática. 10.ed. revista e atualizada. Campinas: Papirus, 2004
FERREIRO. Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
FREIRE, Paulo.A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23.ed. São Paulo:Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986, p.17.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO: Secretária de Educação Fundamental.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Brasília, 1997.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP,
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOARES, Sônia Ribas de Souza. As contradições na vida e no trabalho dos alunos da EJA em Porto Alegre-RS: Um estudo de caso. Porto Alegre, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2002.(Coleção Questões da nossa Época; v. 47).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.