Interação entre a escola básica e a pós-graduação: uma rede de Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP)
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9133Resumo
Diante do objetivo do Programa Observatório da Educação de colocar em conjunção esforços da pós-graduação e da escola básica visando à melhoria da qualidade desta última, buscam-se possibilidades oferecidas por tal arranjo para a formação de professores. A metodologia de investigação-ação assumida é concebida como um repensar coletivo sobre a prática social em que os participantes estavam imersos. Identifica-se forte correspondência entre a interação escola/pós-graduação e a natureza da concepção de formação de professores subjacente. A constituição das questões de pesquisa realizada no interior da escola e a centralidade dos Pequenos Grupos de Pesquisa na rede ampla de interações mostraram-se determinantes.
Palavras-chave: formação de professores; interação universidade-escola; Observatório da Educação. Pequenos Grupos de Pesquisa. Teoria da Ação Comunicativa.
Downloads
Referências
ARENGHI, L. B. A Divulgação Científica no contexto escolar: o ensino de modelos atômicos a partir da temática de agrotóxicos e as implicações/possibilidades para a formação de alunos do Ensino Médio. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências da UNESP, 2013.
ARROSTI, A. A sala de aula como uma interação social complexa: uma primeira aproximação por meio de uma sequência didática de cunho sociocientífico no estágio supervisionado. Iniciação Científica – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da UNESP, 2013.
APPLE, M.; BEANE, J. Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 1997.
BORTOLETTO, A. Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocientífica na perspectiva do agir comunicativo. Tese de Doutorado – Faculdade de Ciências da UNESP, 2013.
CONTRERAS, J. Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.
GARCÍA, C. M. Formação de Professores. Portugal: Porto Editora, 1999.
GRABAUSKA, C. J.; BASTOS, F. P. Investigação-ação educacional: possibilidade crítica e emancipatória na prática educativa. In: MION, R. A.; SAITO, C. H. Investigação-ação: Mudando o Trabalho de Formar Professores. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, p. 9-29, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, Z. L. Um projeto de interação universidade-escola como espaço formativo para a docência do professor universitário. Tese de Doutorado – Faculdade de Ciências da UNESP, 2008.
______ ; ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M. Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola. Ciência & Educação, 18(2), p. 323-334, 2012.
HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo. São Paulo: Martins Fontes, 2v., 2012.
______ . Racionalidade e Comunicação. Lisboa: Edições 70, 1996.
______ . Soberania popular como procedimento. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 26, p. 100-113, 1990.
LOPES, N. C. Los Pequeños Grupos de Investigación (PGI) como asociaciones libres de formación de profesores. In: Perez & Lozano (Ed.). Formación permanente de profesores en la interfaz universidad-escuela: currículo, fundamentos y roles. Una Experiencia en construcción (107-144). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2014.
MENEZES, M. M. Ensino de ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na educação básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências da UNESP, 2014.
MOURA, A. C. Atividade experimental e o desenvolvimento de competências e habilidades no currículo do Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências da UNESP, 2013.
ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.; CARVALHO, W. L. P. (Org.). Formação de Professores e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 2012. (Educação para a Ciência).
ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.; CHAPANI, D. T. A formação docente no âmbito das esferas públicas democráticas. In: ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M.; CARVALHO, W. L. P. (Org.). Formação de Professores e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras, 2012. (Educação para a Ciência).
SANTOS, B. M. A investigação sobre a própria prática de um professor iniciante sob o olhar da teoria da recontextualização. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências da UNESP, 2013.
SANTOS, P. G. F. O tratamento de questões sociocientíficas em um grupo de professores e a natureza do processo formativo fundamentado em uma perspectiva crítica. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências da UNESP, 2013.
SILVA, J. R. N.; ORQUIZA-DE-CARVALHO, L. M. Aportes teóricos e metodológicos para a constituição de um grupo de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 2, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.