Sociedades multiculturais nas instituições de educação formal

Autores

  • Franciele dos Santos UNEMAT
  • Graciele Marques dos Santos
  • Ivone Jesus Alexandre UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9219

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar algumas considerações em torno das sociedades multiculturais nas instituições de educação formal e como os diferentes grupos sociais podem estar vivendo uma educação a margem da qualidade do ensino por conta de suas diferentes culturas, procuramos pontuar ainda contribuições de alguns autores sobre o tema. Nossa intenção é chamar a atenção para as consequências de uma educação que não considera a subjetividade de cada sujeito inserido no espaço escolar, gerando desrespeito e intolerância, o que pode interferir na formação e qualidade do ensino de cada aluno. Não pretendemos abordar um segmento específico, apenas atentar para a necessidade de respeito às diferentes culturas, a luz de alguns autores que discutem o mesmo tema.

Palavras-chave: educação; multiculturalismo; sociedades multiculturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Franciele dos Santos, UNEMAT
    Graduada pela Universidade do Estado de Mato Grosso, aluna do curso de Especialização em Docência no Ensino Superior pela mesma instituição.
  • Graciele Marques dos Santos
    Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, aluna da Especialização Docência no Ensino Superior e do Programa de Mestrado em Educação pela mesma instituição.
  • Ivone Jesus Alexandre, UNEMAT
    Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

ALEXANDRE, Ivone Jesus. Relações Raciais: um estudo com alunos, pais e professores. Cuiabá: Ed. UFMT, 2009.

LAHIRE, Bernard. Sucesso Escolar nos Meios Populares: as razões do Improvável. São Paulo: Ática, 1997.

GONÇALVES, Luiz A. Oliveira; SILVA, Petronilha B. Gonçalves. Multiculturalismo e Educação: do protesto de rua a propostas e políticas. 2003.

SAMPAIO, Edna Luzia Almeida. Políticas de Educação e Regulação do Capital Cultural. 2011.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Sociedades multiculturais nas instituições de educação formal. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 359-365. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9219

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3