Violência no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9220Resumo
O objetivo deste texto é fazer uma reflexão sobre a violência escolar. Para construção desse artigo realizamos uma pesquisa bibliográfica com autores que contribuíram para fundamentar essas reflexões, dentre eles destacamos Ivone Jesus Alexandre, Débora Bianca Xavier Carreira, Vicente de Paula, Eva Silveira Fáleiros, Cléo Fantes, Luiz Oliveira Gonçalves, Sueli Barbosa Thomaz Raymundo de Lima. Buscamos neste trabalho atentar para as questões de comportamento dos alunos, o posicionamento dos professores e da escola ante a esse problema, métodos didáticos e práticas docentes que estão sendo desenvolvidas no sentido de que essas ações, possibilitem a o aluno trocar esse tipo de comportamento pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito, provocando nesses alunos colaboração na construção de uma sociedade menos violenta.
Palavras-chave: educação; violência; práticas educativas.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Ivone Jesus. Relações raciais. Um estudo com pais alunos e Professores. Cuiabá: Ed.UFMT, 2009.
AZEVEDO, Sonia Carla Aroso. A escola e seus agentes perante a exclusão social. Doutoramento em Educação Social. Universidade de Granada. Portugal; 2004. Disponível em: < www.monografias.com.br >. Acesso em: 14 mar. 2012.
CARREIRA, Débora Bianca Xavier. Violência nas escolas: Qual é o papel da gestão? Disponível em: < http://www.ucb.br/sites/100/127/documentos/artigos 13.doc>. Acesso em: 21 dez. 2011.
CARELI, Gabriela.Tão violentos como a rua. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/270302/p_082.html >. Acesso em: 21 dez. 2011.
FALEIROS, Vicente de Paula; Eva Silveira Faleiros. Escola Que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. 2.ed.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.
FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2.ed. rev. ampl. Campinas: Verus Editora, 2005. nº 78. Nov. 2007. Disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br./078/78lima >. Acesso em: 5 jan. 20212.
GONÇALVES, Luiz A. Oliveira; SPOSITO, Marilia Pontes. Iniciativas Públicas de Redução da Violência Escolar no Brasil. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/in115/a04n115.pdf >. Acesso em: 15 dez. 2011.
GUIMARÃES, Antonio S. Alfredo. Preconceito de Cor e Racismo no Brasil. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ra/v47n1/a01v47n1.pdf >. Acesso em: 27 dez. 2011.
LIMA, Raymundo de. Violência na/da Escola. Revista Espaço Acadêmico. Disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br/078/78lima >. Acesso em: 21 dez. 2011.
MACHADO, Maurimar M.S.Costa; REIS, Maria das Dores; LOPES, José de S. Miguel. O preconceito no Contexto Educacional. Disponível em: < http://www.unilestemg.br/revistaonlaine/volumes02/.../artigo >. Acesso em: 11 dez. 2011.
MELLO, Dirceu de. Violência no mundo de hoje. Revista Serviço Social & Sociedade. n. 70. São Paulo: Cortez, 2002.
MENEZES, Luiz Carlos de. Diferenças: respeito versus preconceito. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao-continuada/dife >. Acesso em: 22 dez. 2011.
MENEZES, Waléria. O preconceito racial e suas repercussões na instituição escola. Disponível em: < www.fundaj.gov.br/tpd/147.html >. Acesso em 27 dez. 2011.
RAMOS, Euélica Fagundes. Violencia escolar e Bullying: o papel da família e da escola na prevenção. Disponível em: < www.meuartigo.brasilescola.com/violencia-escolar-bullying-papl-famili.>. Acesso em: 24 nov. 2011.
REBOUÇAS, Fernando. Violência contra o professor e aluno. Disponível em: < http://www.infoescola.com/sociedade/violencia-contra-professor >. Acesso em: 27 dez. 2011.
SALLES, Leila M. F; SILVA, Joyce M.A.P. Diferenças, preconceitos e violência no âmbito escolar: algumas reflexões. Disponível em: < www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/09/pdf >. Acesso em: 14 jan. 2012.
SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, Michele dos; CANEN, Ana. Desafiando o preconceito racial: a escola como organização Multicultural. Disponível em: < www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT21-2886--Int. pdf >. Acesso em: 11 dez. 2011.
SILVA, Ana B. Barbosa. Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
SILVA, Maria Jose Domingues da. O papel do professor frente à violência nas escolas: uma mediação necessária. Disponível em: http://www.revistas.facecla.com.br/index.php/reped/article/download/531/414. Acesso: em: 25 out. 2011.
THOMAZ, Sueli Barbosa. Violência na escola: ética, poder e cidadania. Disponível em : < http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos-revistas/24 >. Acesso em: 18 nov. 2011.
VIANA, Livia Fernanda Nery da Silva. Práticas Pedagógicas e Movimento Contra-Violência nas Escolas Públicas de Teresina. Teresina, Piauí; 2006. Disponível em: < http://www.fapepi.pi.gov.br/novafapepi/sapiencia9/pesquisa1.php >. Acesso em: 06 de Mar.2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.