Educação ambiental: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B. Prof.ª Ana Cristina de Sena
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9325Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo compreender e instigar à reflexão do quanto é importante inseri-lá e discuti-la em sala de aula, onde a mesma proporcionou uma visão das práticas educativas na Escola Municipal de Educação Básica Profª Ana Cristina de Sena, localizada na cidade de Sinop – MT. Buscou-se discutir as principais questões relacionadas à metodologia de ensino na unidade pesquisada, enfocando como se dão as práticas educativas e quais as percepções dos alunos e professores sobre as mesmas. A metodologia pauta-se na perspectiva qualitativa tendo como método utilizado o Estudo de Caso e a observação participante.
Palavras-chave: educação; educação ambiental; práticas educativas.
Downloads
Referências
ALUNO 1. Aluno 1: depoimento. [13 de novembro de 2012]. Entrevistadora Tatiane Alves dos Santos. Sinop, MT, 2012. 1 questionário elaborado Registro para monografia EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena.
ALUNO 2. Aluno 2: depoimento. [13 de novembro. 2012]. Entrevistadora Tatiane Alves dos Santos Sinop, MT, 2012. 1 questionário elaborado Registro para monografia EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena.
ALUNO 3. Aluno 3: depoimento. [13 de novembro. 2012]. Entrevistadora Tatiane Alves dos Santos Sinop, MT, 2012. 1 questionário elaborado Registro para monografia EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena.
FERREIRA, Edcarlo. Educação Ambiental e desenvolvimento de práticas pedagógicas sob um novo olhar da ciência química. UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo. São Paulo – Americana, 2010. p.115 – (Dissertação de Mestrado).
FERREIRA, I. D. Meio ambiente, sociedade e educação. Brasília: Centro de Educação a Distância – CEAD, Universidade de Brasília, 2006.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.
IOCCA, Fátima Aparecida da Silva. A pedagogia em foco: progama PIBID no curso de Pedagogia – Sinop/ MT. In: SILVA, Aguinaldo Rodrigues da. (coord). Licenciaturas em Foco: da universidade à escola. Cáceres: UNEMAT, 2011.
LOUREIRO, C. F. B. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. In: Ambiente e Educação, n. 8, p. 37-54, Rio Grande, 2003.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Ministério da Educação/ Coordenação Geral de Educação Ambiental. - 3. ed - Brasília : Ministério do Meio Ambiente, 2005. 102p
OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira, 1997.
PROFESSORA REGENTE. Professora regente do 4º ano da Escola Ana Cristina de Sena: depoimento [13 de nov. de 2012]. Entrevistadora: Tatiane Alves dos Santos. Sinop – MT 2012. 1 questionario elaborado Entrevista concedida para monografia EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena.
TEIXEIRA, A. Educação não é privilégio. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2. ed. 1968.
VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.