Educação ambiental: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B. Prof.ª Ana Cristina de Sena

Autores

  • Tatiane Alves dos Santos
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9325

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo compreender e instigar à reflexão do quanto é importante inseri-lá e discuti-la em sala de aula, onde a mesma proporcionou uma visão das práticas educativas na Escola Municipal de Educação Básica Profª Ana Cristina de Sena, localizada na cidade de Sinop – MT. Buscou-se discutir as principais questões relacionadas à metodologia de ensino na unidade pesquisada, enfocando como se dão as práticas educativas e quais as percepções dos alunos e professores sobre as mesmas. A metodologia pauta-se na perspectiva qualitativa tendo como método utilizado o Estudo de Caso e a observação participante.

Palavras-chave: educação; educação ambiental; práticas educativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiane Alves dos Santos
    Acadêmica do curso de Pedagogia da Unemat - campus de Sinop

Referências

ALUNO 1. Aluno 1: depoimento. [13 de novembro de 2012]. Entrevistadora Tatiane Alves dos Santos. Sinop, MT, 2012. 1 questionário elaborado Registro para monografia EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena.

ALUNO 2. Aluno 2: depoimento. [13 de novembro. 2012]. Entrevistadora Tatiane Alves dos Santos Sinop, MT, 2012. 1 questionário elaborado Registro para monografia EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena.

ALUNO 3. Aluno 3: depoimento. [13 de novembro. 2012]. Entrevistadora Tatiane Alves dos Santos Sinop, MT, 2012. 1 questionário elaborado Registro para monografia EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena.

FERREIRA, Edcarlo. Educação Ambiental e desenvolvimento de práticas pedagógicas sob um novo olhar da ciência química. UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo. São Paulo – Americana, 2010. p.115 – (Dissertação de Mestrado).

FERREIRA, I. D. Meio ambiente, sociedade e educação. Brasília: Centro de Educação a Distância – CEAD, Universidade de Brasília, 2006.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

IOCCA, Fátima Aparecida da Silva. A pedagogia em foco: progama PIBID no curso de Pedagogia – Sinop/ MT. In: SILVA, Aguinaldo Rodrigues da. (coord). Licenciaturas em Foco: da universidade à escola. Cáceres: UNEMAT, 2011.

LOUREIRO, C. F. B. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. In: Ambiente e Educação, n. 8, p. 37-54, Rio Grande, 2003.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Ministério da Educação/ Coordenação Geral de Educação Ambiental. - 3. ed - Brasília : Ministério do Meio Ambiente, 2005. 102p

OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira, 1997.

PROFESSORA REGENTE. Professora regente do 4º ano da Escola Ana Cristina de Sena: depoimento [13 de nov. de 2012]. Entrevistadora: Tatiane Alves dos Santos. Sinop – MT 2012. 1 questionario elaborado Entrevista concedida para monografia EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena.

TEIXEIRA, A. Educação não é privilégio. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2. ed. 1968.

VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Educação ambiental: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B. Prof.ª Ana Cristina de Sena. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 250-257. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9325

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>