A pesquisa acadêmica e a educação matemática: uma entrevista com Maria Elizabete Rambo Kochhann
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9345Resumo
Atualmente diversos estudos problematizam o processo de tornar-se professor, tendo como viés investigativo as contribuições que a formação inicial traz. No ensino de matemática a preocupação que se apresenta é que o professor em formação vivencie durante a graduação experiências que oportunizem a articulação entre os conhecimentos científicos e pedagógico inerentes ao componente curricular, no caso, a matemática e os conhecimentos do espaço escolar, construídos em lócus. Isto tem se apresentado como um desafio para os cursos de licenciatura, que, além das disciplinas curriculares, buscam através dos Projetos de pesquisa e extensão oportunizar que os licenciados vivenciem o tornar-se professor de diversas maneiras por meio da participação, principalmente nas ações entre universidade e escola. No sentido de contribuir com esta temática, trazendo os desafios e perspectivas que se apresentam, entrevistamos a professora Drª Maria Elizabete Rambo Kochhann, que tem experiências significativas com Projetos de pesquisa e extensão que oportunizam aos licenciandos participantes vivenciar ao longo de sua formação ações diretamente nas escolas da Educação Básica. A professora Maria Elizabete, há vários anos dedica-se a pesquisas e projetos tendo como objeto de estudo o professor em formação, tanto inicial quanto continuada, e sua escolha como entrevistada se deve ao compromisso e preocupação que ela demonstra em relação a qualidade da formação que é oferecida aos licenciandos pelas Universidades. Sua formação enquanto pesquisadora está diretamente relacionada a contribuição na formação de bons professores, que tenham conhecimento científico-pedagógico e compromisso com a educação de qualidade a ser oferecida aos alunos, principalmente da educação básica.
Anderson Maciel de Souza
Celma Ramos Evangelista
Janice Cassia Lando
Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.