O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e os processos de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9363Resumo
Este artigo teve como tema o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade com o objetivo de compreender qual a metodologia de ensino é a mais adequada no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada com o aluno, pais e professores de uma escola privada situada na cidade de Sinop - MT. Teve como método pesquisa qualitativa, entrevista semiestruturada e observações em sala. Concluiu-se que os métodos observados não garante ensino aprendizagem de forma adaptada.
Palavras-chave: educação; ensino-aprendizagem; escola; metodologia de ensino.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico
de transtornos mentais – DSM-IV-TR™. 4. ed. Porto Alegre: Artmed; 2002.
BARKLEY, Russell A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH: guia completo para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ática, 2003.
MATTOS, Paulo. No mundo da Lua: perguntas e respostas sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 4. ed. São Paulo: Lemos Editorial, 2005.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1996.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Inquietas: TDAH desatenção, hiperatividade e impulsividade. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
UNTOIGLICH, G Intersecciones entre la clínica y la escuela. In: JANIN, B. et al.
Niños desatentos e hiperactivos – ADD/ADHD. Buenos Aires: Noveduc, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.