Formação inicial do pedagogo: o ensino da língua materna em foco

Autores

  • Silvia Cristina Villar Borges de Oliveira
  • Leandra Ines Seganfredo Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9367

Resumo

Este artigo traz investigações sobre a formação teórica, linguística e metodológica do pedagogo na graduação no Curso de Pedagogia da UNEMAT/Sinop na área de linguagem. A pesquisa foi realizada com acadêmicos do quinto e sexto semestres, com professores das disciplinas de linguagem e com dois egressos. O estudo examinou as ementas das disciplinas, a proposta teórico-metodológica dos professores e investigou o que os acadêmicos pensam sobre a formação. A abordagem é qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Os dados foram coletados e registrados por meio de observação participante, análise de documentos e entrevistas. Estes mostram que o Curso de Pedagogia tem formado profissionais com bases extremamente importantes para atuar em sala de aula, mas também apontam algumas limitações.

Palavras-chave: linguagem; formação docente; curso de pedagogia.

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Biografia do Autor

  • Silvia Cristina Villar Borges de Oliveira
    Aluna de Pedagogia

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Publicado

12-07-2013

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Formação inicial do pedagogo: o ensino da língua materna em foco. (2013). Eventos Pedagógicos, 4(1), 175-182. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9367