Formação inicial do pedagogo: o ensino da língua materna em foco

Autores

  • Silvia Cristina Villar Borges de Oliveira
  • Leandra Ines Seganfredo Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9367

Resumo

Este artigo traz investigações sobre a formação teórica, linguística e metodológica do pedagogo na graduação no Curso de Pedagogia da UNEMAT/Sinop na área de linguagem. A pesquisa foi realizada com acadêmicos do quinto e sexto semestres, com professores das disciplinas de linguagem e com dois egressos. O estudo examinou as ementas das disciplinas, a proposta teórico-metodológica dos professores e investigou o que os acadêmicos pensam sobre a formação. A abordagem é qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Os dados foram coletados e registrados por meio de observação participante, análise de documentos e entrevistas. Estes mostram que o Curso de Pedagogia tem formado profissionais com bases extremamente importantes para atuar em sala de aula, mas também apontam algumas limitações.

Palavras-chave: linguagem; formação docente; curso de pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Villar Borges de Oliveira

Aluna de Pedagogia

Referências

ANDRADE, Luciane; BORGES, Silvia; et al. História da origem do Curso de Pedagogia do Campus de Sinop. 2010. 6 f. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Filosofia. Curso de Pedagogia, UNEMAT, Campus Universitário de Sinop, Sinop, 2010.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Português: um nome, muitas línguas. Salto para o Futuro. Boletim 08 maio Brasília: MEC/SEED, 2008.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. 6. ed. São Paulo: Scipione, 1993.

DIAS, Luzia Schalkoski, M. L. Estudos Linguísticos: dos problemas estruturais aos novos campos. Curitiba: Ibpex, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

______ . Educação Como Pratica de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GUARNIERI, Maria Regina (Org.). Aprendendo a Ensinar: o caminho nada suave da docência. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Texto: leitura e produção do sentido. In: BRASIL. Um mundo de letras: práticas de leitura e escrita. Salto para o Futuro. Bol. 03 abr., Brasília: MEC/SEED, 2007. p. 26-40.

SANTOS, Leandra Inês Seganfredo. Língua Inglesa em anos iniciais do Ensino Fundamental: fazer pedagógico e formação docente. 2005.215f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 21. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2000.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte:Autêntica, 2006.

TRIVIÑOS, Augusto Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

12-07-2013

Como Citar

Oliveira, S. C. V. B. de, & Santos, L. I. S. (2013). Formação inicial do pedagogo: o ensino da língua materna em foco. Eventos Pedagógicos, 4(1), 175–182. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9367

Edição

Seção

Seção Artigos