Programa educacional de resistência as drogas e a violência na escola: percepções dos professores e instrutor do programa
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9375Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que teve como enfoque o trabalho desenvolvido pelo Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas de Sinop- MT. A metodologia teve abordagem qualitativa, valendo-se de observações e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que um trabalho de prevenção não pode ser realizado isoladamente, os professores não articulam com o trabalho do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência na Escola, às atividades pedagógicas trabalham e mesmo se tratando de um assunto prejudicial à vida humana, ainda é pouco abordado no contexto escolar deixando o adolescente vulnerável ao mundo das drogas e da violência.
Palavras-chave: educação; programa educacional de resistência as drogas e a violência; pais; professores.
Downloads
Referências
FURLANI, Lúcia Maria Teixeira. Autoridade do professor: meta, mito ou nada disso? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Loyola, 1988. Disponível em: http://www.obid.senad.gov.br. Acesso em: 05 dez. 2011.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A formação de professor e o aluno das camadas populares: Subsídios para debate. In: ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
OSÓRIO, Luis Carlos. Família hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
PAIVA, Vanilda. Violência e pobreza: A educação dos pobres. In: ZALUAR, Alba (Org.). Violência e educação. São Paulo: Cortez, 1992.
PROFESSORA RUBI. Professora Rubi: depoimento [15 abr. 2013]. Entrevistadora: Érica Sabrina dos Santos Barboza. Sinop, 2013. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso em PROERD: um estudo sobre a atuação do programa na escola.
PROFESSORA ESMERALDA. Professora Esmeralda: depoimento [19 abri. 2013]. Entrevistadora: Érica Sabrina dos Santos Barboza. Sinop, 2013. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso em PROERD: um estudo sobre a atuação do programa na escola.
PROFESSORA PÉROLA. Professora Pérola: depoimento [02 maio. 2013]. Entrevistadora: Érica Sabrina dos Santos Barboza. Sinop, 2013. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso em PROERD: um estudo sobre a atuação do programa na escola.
SALOMON, Zahava. Situação da criança e do adolescente em Israel: Crescendo em ambientes violentos- vulnerabilidade e resistência. In: WESTPHAL, Márcia Faria (Org.). Violência e criança. São Paulo: EDUSP, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.