Bullying nas escolas: aproximações a partir de um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9380Resumo
Este artigo aborda a problemática do bullying no âmbito escolar com o objetivo de analisar qual é a atitude dos professores pesquisados em relação a este fenômeno. Buscou-se compreender se os mesmos se sentem preparados para a ocorrência de casos de bullying e se oferecem possíveis estratégias de intervenções como forma de preveni-lo. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso com ênfase em pesquisa qualitativa, em que se entrevistaram professores da Escola Estadual, Municipal e Particular de Sinop - MT. Os resultados encontrados neste trabalho mostraram que os professores afirmam ocorrer casos de bullying na sala de aula e que já realizaram intervenções para combater o mesmo.
Palavras-chave: educação; bullying na sala de aula; professor; estudo de caso.
Downloads
Referências
FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para paz. Campinas: Verus, 2005.
SILVA, Adriana Maria da; NASCIMENTO, Talita Maria César; QUEIROZ, Cristiany Morais de. O fenômeno bullying e suas implicações na realidade de uma escola da rede particular do Recife: um estudo de caso. Trabalho de conclusão, 2007. Disponível em:
http://libros-en-pdf.com/descargar/fenomeno-bullying-cleo-fantes-6.html. Acesso: 18 abr. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 8.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Cartilha 2010 justiça nas escolas: bullying. Conselho Nacional de Justiça. Brasília, 2010. Disponível em:www.cnj.jus.br/images/programas/justica-escolas/cartilha_bullying. Acesso em 23 abr. 2013.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.