A cor da universidade do Estado de Mato Grosso: um recorte da análise das concepções dos professores sobre o sistema de cotas para negros
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9382Resumo
Este artigo aborda a temática do Sistema de Cotas para Negros na UNEMAT e teve como objetivo analisar as percepções de dois professores da instituição Campus de Sinop quanto às implicações observadas ou presenciadas em relação ao aluno cotista, e consequentemente, decorrências de questões adjacentes a temática étnico-racial. A pesquisa parcial apresentada aqui segue a abordagem qualitativa, com questionário aberto e estruturado. Concluiu-se, que a discussão concernente a temática é tímida na universidade, poucas vezes sendo situadas nas práticas de aula, incitadas pelos dispositivos acadêmicos e de departamentos.
Palavras-chave: políticas afirmativas; sistema de acesso; ensino superior.
Downloads
Referências
AJAYI, J. F. Ade. África no início do século XIX: problemas e perspectivas. In: AJAYI, J. F. Ade (Ed.). História da África VI: África do século XIX à década de 1880. Tradução: David Yann Chaigne et al. Brasília: UNESCO, 2010. p. 1-26.
ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FILHO, Walter Fraga. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Trad. Patrick Burglin. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005.
KNIGHT, Franklin W.; TALIB, Yusuf; CURTIN, Philip D. A diáspora africana. In: AJAYI, J. F. Ade (Ed.). História da África VI: África do século XIX à década de 1880. Tradução: David Yann Chaigne et al. Brasília: UNESCO, 2010. p. 875-904.
NEVES, Paulo S. C.; LIMA, Marcus Eugênio O. Percepções de justiça social e atitudes de estudantes pré-vestibulandos e universitários sobre as cotas para negros e pardos nas universidades públicas, Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782007000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 Dez. 2011.
SANTOS, Renato Emerson dos. Sobre espacialidades das relações raciais: raça, racialidade e racismo no espaço urbano. In: SANTOS, Renato Emerson dos (Org.). Questões urbanas e racismo. Petrópolis: DP; Brasília, DF: ABPN, 2012. Disponível em: <http://ennufba.files.wordpress.com/2012/11/midia-e-racismo.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2012.
SILVA, Nelson Fernando Inocencio da. Consciência negra em cartaz. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
TROIAN, Maria Luiza. Formação profissional dos afro-brasileiros: um estudo a partir da trajetória de vida de alunos dos cursos técnicos da Escola Técnica Estadual de Sinop, MT. 2010. 120 f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.