Juventude entre a escola e o mercado de trabalho: o suor de meu trabalho é o impedimento de minha formação escolar

Autores

  • Maria Luana de Medeiros Santos
  • Marion Machado Cunha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9385

Resumo

A pesquisa problematiza os jovenstrabalhadores-estudantes do ensino médio noturno deuma escola pública da cidade de Sinop - MT. Valeu-se da pesquisa qualitativasob a perspectiva dialético-histórica do marxismo. Aplicaram-se questionáriospara quatorze jovens com a faixa etária de 17 a 26 anos de idade e, destes,quatro foram entrevistados com um roteiro de entrevista semiestrturada. Arealidade investigada revela mais do que dificuldades de permanência na escola,ela explicita o papel silencioso de uma escola reprodutora das relações docapital. A escola se torna mediadora do mercado de trabalho, imprimindo aconcorrência e competição para diminuir custos com a força de trabalho dosjovens.

Palavras-chave: educação; juventude; trabalho; jovens; Marx.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Maria Natália de Carvalho. Inserção profissional e formas identitárias:

Percursos dos licenciados da universidade de Lisboa. Tese (Doutorado em Sociologia da Educação). Universidade de Lisboa. Lisboa, 2007.

BRITO, Maria Meirilene Lopes de. Juventude, pobreza e trabalho: desafios para o mundo contemporâneo. Dissertação (Mestrando em Políticas Públicas e Sociedade). Universidade do Estado do Ceará. Fortaleza, 2006.

CUNHA, Marion Machado. O trabalho dos professores e a Universidade do Estado do Mato Grosso em Sinop / MT na década de 1990: O seletivo do coletivo. Tese (Doutorado em educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

DIAMANTE. Diamante: depoimento. [fev. 2012]. Entrevistadora: Maria Luana de Medeiros Santos. Sinop, MT 2012. 1 MP4 sonoro (35 min 20 seg). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre a juventude entre a escola o mercado de trabalho.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação como capital humano: uma teoria mantenedora do senso

comum. IN :A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre

educação e estrutura econômico – social e capitalismo. 3 ed. São Paulo: Cortez: Autores

Associados 1989. (coleção educação contemporânea).

______. Juventude e Sociedade: Trabalho, educação, cultura e participação/organizadores Regina Novaes e Paulo Vannuchi- São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

______, CIAVATTA, M.; RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, H.; CONCEIÇÃO, M. (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005.

HICKMANN, Inês Roseli. Estudar ou/e Trabalhar: Ser aluno / trabalhador é possível?. Dissertação ( Mestrando em educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegra, 1992.

ESMERALDA. ESMERALDA: depoimento. [fev. 2012]. Entrevistadora: Maria Luana de Medeiros Santos. Sinop, MT 2012. 1 MP4 sonoro (39 min 52 seg). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre a juventude entre a escola o mercado de trabalho.

KUENZER, Acácia Zenaide. Pedagogia da Fábrica. As relações de produção e a educação

do trabalhador. 4º edição. São Paulo. Cortez, 1995.

MANACORDA, Mario Alighiero. A pedagogia marxiana frente ás demais pedagogia. In:

Marx e a Pedagogia Moderna. Tradução de Newton Ramos de Oliveira; revisão técnica de

Paola Nosella; Prefácio de Dermeval Saviani. São Paulo: Cortez, 1991. Cap. IV, p.121 -123.

RUBI. Rubi: depoimento. [fev. 2012]. Entrevistadora: Maria Luana de Medeiros Santos. Sinop, MT 2012. 1 MP4 sonoro (40 min 20 seg). Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre a juventude entre a escola o mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

12-07-2013

Como Citar

Santos, M. L. de M., & Cunha, M. M. (2013). Juventude entre a escola e o mercado de trabalho: o suor de meu trabalho é o impedimento de minha formação escolar. Eventos Pedagógicos, 4(1), 138–148. https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9385

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>