Vivências no espaço escolar: uma entrevista com Jaqueline Pasuch
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9395Resumo
O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia prioriza a relação e as vivências entre o acadêmico e o espaço educativo/escola infantil, e o processo de humanização entre troca de saberes acontece na socialização de conhecimentos através dos estágios em que as bases teóricas apreendidas são aplicadas oportunizando a formação docente.
A professora Jaqueline Pasuch nos dedicou seu tempo e sua contribuição foi significativa para nós acadêmicos do 7º semestre por entendemos que o professor para atuar na Educação Infantil deve entender que o educar e o cuidar acontecem de forma simultânea. Cabe ao professor assumir uma postura adequada às necessidades da criança pequena, reconhecendo seus direitos e proporcionando situações em um ambiente aconchegante e interessante. Envolver as crianças com contos de fadas permitem a exploração do imaginário infantil e o papel do professor de educação infantil, neste sentido, é apresentar desde bebês de zero até cinco/seis anos os primeiros contatos com o universo do letramento. A criança vai interagir com as histórias e o professor vai se tornado um contador de história, na interação as crianças podem ser os autores de textos criados no coletivo da turma, construindo saberes.
A troca de experiências entre as crianças se torna significativa na medida em que elas constroem uma relação afetiva com a escola com o professor e com as famílias. O apoio familiar na Educação Infantil é um estímulo para o desenvolvimento da criança. A instituição deve se organizar para receber as famílias.
Nestas perspectivas de contribuir com os saberes na Educação Infantil, que corresponde à primeira etapa da educação básica, entrevistamos a professora Jaqueline Pasuch, que tem experiência na área de Educação com ênfase em Políticas Públicas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, escola, sociedade contemporânea, família, alfabetização; letramento; analfabetismo; iletrismo; formação continuada de professores da Educação Infantil e educação infantil do/no campo.
Algumas das áreas de atuação e projetos de pesquisa da professora Jaqueline são: Diversidade Educacional no contexto da Amazônia Legal Matogrossense (UNEMAT/ CNPQ), coordena o Fórum Matogrossense de Educação Infantil (MIEIB), atualmente integra a equipe de coordenação da Pesquisa Nacional Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos moradoras nos territórios rurais brasileiros (MEC/UFRGS/UNEMAT).
Hoje ela nos traz a sua experiência na formação de acadêmicos pelo curso de Pedagogia do Campus Universitário de Sinop/MT em que é efetiva. A seguir temos a honra de apresentar, a entrevista com a professora Jaqueline Pasuch.
Ana Paula Néia, Taise de Souza Santos e Rozeli da Costa Batista Gois
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.