A afetividade como práxis essencial nos processos educativos

Autores

  • Jovana Machado Lourenção
  • Marion Machado Cunha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v4i2.9411

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a afetividade como elemento construtivo de aprendizagem na escola e refletir as vivências que são construídas no processo de mediação entre o professor e aluno. A pesquisa foi realizada na escola Rodrigo Damasceno, em Sinop – Mato Grosso, com seis alunos e uma professora. Os autores que embasaram a pesquisa foram Paulo Freire e Karl Marx. A metodologia utilizada foi Estudo de Caso com abordagem qualitativa, por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. As respostas foram analisadas com base nas leituras e foi possível problematizar que a afetividade é desenvolvida na escola.

Palavras-chave: educação; afetividade; mediação; construção; práxis educativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

24-03-2014

Como Citar

A afetividade como práxis essencial nos processos educativos. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 107–117, 2014. DOI: 10.30681/reps.v4i2.9411. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9411. Acesso em: 24 dez. 2025.