Escola Contemporânea Criativa e Inovadora na transição de paradigmas

Autores

  • Maria José de Pinho
  • Kênia Paulino de Queiroz Souza Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9475

Resumo

O presente artigo traz a discussão sobre a ruptura do paradigma conservador para a educação emancipatória. Uma mudança de acordo com os referenciais teóricos acerca das concepções sobre o criar e o inovar na ‘visão de transformação’ enquanto instituições educativas. Este trabalho tem como objetivo conhecer as principais concepções de criatividade e inovação na escola contemporânea no rompimento do paradigma conservador para uma educação emancipatória. É um estudo de caráter bibliográfico que iniciou com a análise dos aportes teóricos no Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras. Esta reflexão trouxe a percepção de que a escola contemporânea pode ser definida como emancipatória na perspectiva criativa e inovadora, quando a mesma caminha na contramão de um ensino conservador; o qual prioriza o trabalho individual e um saber fragmentado. Em oposição a este modelo, esta escola possui a visão formadora e transformadora de seu fazer pedagógico e coletivo, buscando-se a interligação do saber e a produção do conhecimento. Uma instituição que valoriza os potenciais criativos, a natureza e o ser humano; visando o bem individual, social e planetário, através dos princípios que parte da vida e para a vida.

Palavras-chave: educação formadora e transformadora; criatividade e inovação; mudança paradigmática.

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Biografia do Autor

  • Maria José de Pinho
    Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora Associado e atualmente é Coordenadora  do Programa de Iniciação Científica - PIBIC da UFT e Bolsista Produtividade da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Cursol. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Lingua e Literatura, área de concentração Ensino e formação de Professor de Lingua e Literatura desde o segundo semestre  de 2009. Leciona no mestrado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa  em Estudos Interdisciplinares  da linguagem;Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação.Desde de 2008 faço parte do grupo de pesquisa A Produção Acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste, vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) da FAE/UFG). Orienta mestrado sobre formação de professores. Na graduação em Comunicação Social  trabalha com as disciplinas Seminário de Pesquisa I e Trabalho de Conclusão de Curso. Desenvolve pesquisa sobre a educação e formação de professor  um olhar Foucaultiano. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.
  • Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins
    Graduada em PEDAGOGIA pela Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins-FECIPAR (2004) e Especializações em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade JK-Brasília DF (2007) e Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade João Calvino (2013). Ministrou aula no curso de Educação Infantil e Séries Iniciais da Pós-graduação do INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E ENSINO SUPERIOR - INAPES (2012). Atuou em sala de aula nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental (2011). Em 2013 cursou a disciplina de Concepções e Práticas de Formação de Professores no Mestrado em Educação. Coordenou os Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Deusa Moraes (2011 - 2013). Atualmente é membro do grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras.

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Publicado

26-11-2014

Como Citar

Escola Contemporânea Criativa e Inovadora na transição de paradigmas. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(4), 89-104. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9475