Leitura-escrita em inglês com surdos: uma abordagem dialógica

Autores

  • Sebastiana Almeida Souza
  • Sérgio Henrique de Souza Almeida

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i1.9490

Resumo

Neste estudo investigamos as possibilidades do ensino de leitura-escrita em inglês com surdos. A abordagem enunciativo-discursiva, que propõe uma pesquisa que seja de caráter dialógico e alteritária e, portanto, interacional, associada à microgenética, consiste no modelo teórico-metodológico que fundamenta e orienta a definição dos recortes feitos na pesquisa, bem como a geração de dados. Essa investigação está inserida no Projeto de Pesquisa ‘Relendo Bakhtin: contribuições do Círculo de Bakhtin para uma análise dialógica de discursos produzidos em diferentes esferas da atividade humana’ do grupo de pesquisa Relendo Bakhtin (REBAK), do Programa em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

Palavras-chave: surdos; inglês; leitura-escrita.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastiana Almeida Souza

Pedagogia, com ênfase na Deficiência Mental, pela UNEMAT

Referências

BAKHTIN, M./V. N. VOLOCHÍNOV. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico. São Paulo: Hucitec, 1990.

DUARTE, A.S. Ensino de Libras para ouvintes numa abordagem dialógica: contribuições da teoria bakhtiniana para a elaboração de material didático. Dissertação de Mestrado em Estudos de Linguagem. Cuiabá: UFMT, 2011.

FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e educação: um intertexto. São Paulo: Ática, 2002.

GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para a construção da subjetividade. SciElo, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-32622000000100002&script=sci_arttext.

SCHNEUWLY, B. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Repères, 15. Traduzido por Glaís Sales Cordeiro, 1994.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

02-06-2014

Como Citar

Souza, S. A., & Almeida, S. H. de S. (2014). Leitura-escrita em inglês com surdos: uma abordagem dialógica. Eventos Pedagógicos, 5(1), 140–148. https://doi.org/10.30681/reps.v5i1.9490