A prática docente diante do livro didático: escolhas e implicações

Autores

  • Heloysa Cristina Almeida de Arruda Miranda Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9516

Resumo

Escolheu-se esse tema por tratar de um assunto concernente a uma ferramenta usual do processo educacional, o livro didático. Pesquisaram-se os conteúdos e intencionalidades presentes no processo educacional. A metodologia orientou-se por questionários, entrevistas e observações, entregues para uma amostra de professores. Buscou-se analisar a realidade do professor no processo da escolha e uso do livro didático. Na fundamentação usou-se Barbara Freitag, Marilene Chauí. Concluiu-se que a grande maioria dos docentes não utilizam os Livros enviados às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático, e escolhe-se sem uma reflexão das intencionalidades das políticas públicas.

Palavras-chave: processo educacional; professores-alunos; livro didático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heloysa Cristina Almeida de Arruda Miranda, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
    Graduanda de Pedagogia Unemat- Sinop

Referências

ANTUNES, Celso. Alfabetização Emocional: novas estratégias. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. MEC. Programa Nacional do Livro Didático. Acervo público. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br >. Acesso em: jul. 2013.

CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. São Paulo : Brasiliense, 2006.

FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no Livro Didático. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREITAG, Barbara; RODRIGUES, Valéria; COSTA, Wanderly Ferreira. O livro didático em questão. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

SAMPAIO, Francisco Azevedo arruda. Com a Palavra, o Autor: em nossa defesa: um elogio à importância e uma crítica às limitações do Programa Nacional do Livro didático. São Paulo: Sarandi, 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A prática docente diante do livro didático: escolhas e implicações. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(2), 143-152. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9516

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>