Um dispositivo cogente nas instituições de ensino superior: uma reflexão teórica sobre a gestão de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9519Resumo
O presente artigo vislumbra discorrer sobre o tema - gestão do conhecimento como um dispositivo cogente no cotidiano das Instituições de Ensino Superior. Essa discussão perpassa na visão de diferentes colaboradores que desdizer-se a temática. O texto foi construído no ambiente virtual da internet, nas seguintes bases de dados: www.scielo.com.br e www.bireme.br e livros. Através de uma leitura exploratória, mediante o exame da folha de rosto, dos índices da bibliografia, das notas de rodapé, da introdução, do prefácio (quando havia), das conclusões e das orelhas do livro, com o objetivo de verificar se a obra tinha o assunto da pesquisa. Houve um debruçar na realização da leitura analítica, cuja finalidade foi ordenar e sumariar as informações contidas nas fontes, de forma que essas possibilitem a obtenção de respostas ao problema da pesquisa; e por fim, a leitura interpretativa que teve como objetivo relacionar o que o autor afirma com o problema para qual se propõe uma solução.
Palavras-chave: gestão do conhecimento; IES; ensino superior.
Downloads
Referências
CERVO, L.A.; BERVIAN, P.A. Metodologia Científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da Ciência. São Paulo: Atlas, 1985.
______ . Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1991.
FLEURY, A.; FLEURY, M. Aprendizagem e inovação organizacional. São Paulo: Atlas, 2005.
FLEURY, M.; OLIVEIRA Jr. Gestão Estratégica do Conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2006.
FRANCO, M. E. D. P. (Org.). Universidade, pesquisa e inovação: o Rio Grande do Sul em perspectiva. Passo Fundo: Ediupf; Porto Alegre: Edipucrs, 1997.
OLIVEIRA, João Batista Araújo e. A empresa Inteligente. Porto Alegre: Ortiz, 2005.
OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes. Cenários e determinantes na educação superior no Brasil. Santa Maria: CRV, 2104.
SCHWARTZMAN, S. A revolução silenciosa do ensino superior. In: Durham, E.; Sampaio, H. (Orgs.) O Ensino Superior em Transformação. São Paulo: Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior (NUPES/USP), 2006.
SISTEMA Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES: Bases para uma Nova proposta da Educação Superior apresenta uma síntese dos estudos realizados pelos membros da Comissão Especial da Avaliação da Educação Superior (CEA), designada pelas Portarias MEC/SESu número 11 de 28 de abril de 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.