FURG: reconhecendo percursos e sentidos institucionais
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9522Resumo
Considerando as origens da universidade brasileira, esta reflexão tem por foco a Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Após breve evocação de sua história e com base em estudos anteriores, são revisitados depoimentos relativos a concepções de universidade e repercussões da Filosofia e Política da instituição. É feita, ainda, uma leitura interpretativa do documento que acolhe o Projeto Pedagógico da Furg, especialmente no que se refere à concepção de universidade ali presente. À luz dessas fontes e temas e num processo hermenêutico de ressignificação, aliado ao exercício de compreensão da trajetória da Universidade, busca-se reconhecer percursos e sentidos institucionais.
Palavras-chave: Universidade Federal do Rio Grande - FURG; concepções de universidade; filosofia e política institucional; projeto pedagógico institucional.
Downloads
Referências
CABERLON, V.I. Pesquisa e Graduação na Furg: em busca de compreensões sob distintos horizontes. 2003, 244p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
______. Universidade Federal do Rio Grande: revisando movimentos político-institucionais. Reflexão e Ação, Revista do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Santa Cruz, v.17, n.2, p.91-108, 2009. Disponível em: <http://online.unisc.br> Acesso em: 18 jun. 2014.
______. Universidade do Rio Grande: das origens à criação. Biblos, Rio Grande, v.6, p.193-211, 1994.
FRANCO, M.E.D.P (Org.). Gestão e modelos da Educação Superior. In: MOROSINI, M.C. (Org.) Enciclopédia de Pedagogia universitária: glossário, v.2. Brasília: Inep/Ries, 2006. v.2, p.209-347.
FRANCO, M.E.D.P; MOROSINI, M.C. UFRGS: da “Universidade Técnica” à universidade inovadora. In: MOROSINI, M.C. (Org.) A Universidade no Brasil: concepções e modelos. 2.ed. Brasília-DF, INEP, 2011. p.81-95. Disponível em <http://www.pt.scribd.com/doc/79880469> Acesso em 12 jun. 2014.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Catálogo geral 2013, Rio Grande, v.17, 2013. Disponível em <http://www4.furg.br>. Acesso em 12 jun. 2014.
______. Conselho Universitário. Resolução n. 012/99, de 07 de junho de 1999. Dispõe sobre o Relatório de Avaliação da Filosofia e Política da FURG. Rio Grande, 1999.
GADAMER, H. G. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
ROTHEN, J. C. A universidade brasileira na Reforma Francisco Campos de 1931. Revista Brasileira de História da Educação, n.17, maio/ago., 2008. Disponível em <http://www.rbhe.sbhe.org.br>. Acesso em 16 jun. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.