FURG: reconhecendo percursos e sentidos institucionais

Autores

  • Vera Isabel Caberlon

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9522

Resumo

Considerando as origens da universidade brasileira, esta reflexão tem por foco a Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Após breve evocação de sua história e com base em estudos anteriores, são revisitados depoimentos relativos a concepções de universidade e repercussões da Filosofia e Política da instituição. É feita, ainda, uma leitura interpretativa do documento que acolhe o Projeto Pedagógico da Furg, especialmente no que se refere à concepção de universidade ali presente. À luz dessas fontes e temas e num processo hermenêutico de ressignificação, aliado ao exercício de compreensão da trajetória da Universidade, busca-se reconhecer percursos e sentidos institucionais.

Palavras-chave: Universidade Federal do Rio Grande - FURG; concepções de universidade; filosofia e política institucional; projeto pedagógico institucional.

 

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Referências

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Publicado

07-10-2014

Como Citar

Caberlon, V. I. (2014). FURG: reconhecendo percursos e sentidos institucionais. Eventos Pedagógicos, 5(3), 152–169. https://doi.org/10.30681/reps.v5i3.9522

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Seção Artigos