Os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares no âmbito do Projeto Educação Matemática nos anos iniciais e do SARESP

Autores

  • Jair Lopes Junior Departamento de psicologia - Unesp Bauru
  • Regina Célia dos Santos Nunes Barros

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9537

Resumo

O estudo objetivou investigar se a execução das orientações didáticas do Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI) garantiria as aprendizagens avaliadas pelo SARESP. Cada professora descreveu três atividades executadas e estimaram relações entre as atividades efetuadas, as aprendizagens constatadas e as aprendizagens preconizadas pelo SARESP. P1 salientou que tais atividades não garantem as aprendizagens avaliadas no SARESP. P2 advogou consistências entre as aprendizagens do EMAI e do SARESP. As divergências impõem investigações sobre saberes docentes definidos pelas análises de correspondências entre as condições de ensino e a interpretação sobre as aprendizagens inferidas nas interações dos alunos com tais atividades.

Palavras-chave: EMAI; SARESP; saberes experienciais; anos iniciais; educação matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Lopes Junior, Departamento de psicologia - Unesp Bauru

Departamento de psicologia - Unesp Bauru

Referências

FONTANIVE, N. A divulgação dos resultados das avaliações dos sistemas escolares: Limitações e perspectivas. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em Educação, vol. 21, n. 78, p. 83-100, 2013.

LIMA,S.F.; PIRES, C.M. Professores do Ensino Fundamental nos anos iniciais e sua relação com materiais didáticos no contexto do Projeto EMAI da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, PR., p. 1-14, 2013.

PIRES, C.M.C. Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais. São Paulo: Zé-Zapt Editora, 2012.

SÃO PAULO (Estado). Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - EMAI. São Paulo: FDE, 2013.

SILVA, M.C.; VALENTE, W. Uma breve história do ensinar e do aprender Matemática nos anos iniciais: Uma contribuição para a formação de professores. Educação Matemática Pesquisa, vol 15 (número especial), p. 857-871, 2013.

SIMON, M. Reconstructing mathematics pedagogy from a constructivist perspective. Journal for Research in Mathematics Education, v. 26, no 2, 1995. Disponível em: http://www.jstor.org/discover/10.2307/749205?uid=3737664&uid=2&uid=4&sid=21102605040281 Acesso em: 05 maio 2013

SORDI, M.R.; LUDKE, M. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: Aprendizagens necessárias. Avaliação, vol. 14, n.2, p. 313-336, 2009.

SOUSA, M. Avaliação externa e a intervenção no currículo escolar. Anais II Congresso Nacional de Formação de Professores/XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. UNESP, SP., p. 10163-10-169, 2013.

SOUSA, S.; ARCAS, P.H. Implicações da avaliação em larga escala no currículo: Revelações de escolas estaduais de São Paulo. Educação: Teoria e prática, vol. 20, n. 35, p. 181-199, 2010.

SOUSA, C.P.; e COLS. Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º. ano do Ensino Fundamental em Matemática. Estudos em Avaliação Educacional, vol. 23, n. 53, p. 198-221, 2012.

SOUSA, S.; OLIVEIRA, R. Sistemas estaduais de avaliação: Uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos de Pesquisa, vol. 40, n. 141, p. 793-822, 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 325p.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, vol. 1, n. 4, p. 215-233, 1991.

Downloads

Publicado

23-04-2015

Como Citar

Lopes Junior, J., & Barros, R. C. dos S. N. (2015). Os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares no âmbito do Projeto Educação Matemática nos anos iniciais e do SARESP. Eventos Pedagógicos, 6(1), 150–162. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9537