Os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares no âmbito do Projeto Educação Matemática nos anos iniciais e do SARESP

Autores

  • Jair Lopes Junior Departamento de psicologia - Unesp Bauru
  • Regina Célia dos Santos Nunes Barros

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9537

Resumo

O estudo objetivou investigar se a execução das orientações didáticas do Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI) garantiria as aprendizagens avaliadas pelo SARESP. Cada professora descreveu três atividades executadas e estimaram relações entre as atividades efetuadas, as aprendizagens constatadas e as aprendizagens preconizadas pelo SARESP. P1 salientou que tais atividades não garantem as aprendizagens avaliadas no SARESP. P2 advogou consistências entre as aprendizagens do EMAI e do SARESP. As divergências impõem investigações sobre saberes docentes definidos pelas análises de correspondências entre as condições de ensino e a interpretação sobre as aprendizagens inferidas nas interações dos alunos com tais atividades.

Palavras-chave: EMAI; SARESP; saberes experienciais; anos iniciais; educação matemática.

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Biografia do Autor

  • Jair Lopes Junior, Departamento de psicologia - Unesp Bauru
    Departamento de psicologia - Unesp Bauru

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Publicado

23-04-2015

Como Citar

Os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares no âmbito do Projeto Educação Matemática nos anos iniciais e do SARESP. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(1), 150-162. https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9537