Os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares no âmbito do Projeto Educação Matemática nos anos iniciais e do SARESP
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i1.9537Resumo
O estudo objetivou investigar se a execução das orientações didáticas do Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI) garantiria as aprendizagens avaliadas pelo SARESP. Cada professora descreveu três atividades executadas e estimaram relações entre as atividades efetuadas, as aprendizagens constatadas e as aprendizagens preconizadas pelo SARESP. P1 salientou que tais atividades não garantem as aprendizagens avaliadas no SARESP. P2 advogou consistências entre as aprendizagens do EMAI e do SARESP. As divergências impõem investigações sobre saberes docentes definidos pelas análises de correspondências entre as condições de ensino e a interpretação sobre as aprendizagens inferidas nas interações dos alunos com tais atividades.
Palavras-chave: EMAI; SARESP; saberes experienciais; anos iniciais; educação matemática.
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