Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9542Resumo
Este texto volta-se para problematizar a formação matemática do Pedagogo. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, privilegiou técnicas de observações e entrevistas com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso e professores pedagogos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou que a formação do pedagogo conjuga afinidades e antipatias a respeito da disciplina de Matemática. Assim, a Matemática ocupa um papel secundário na formação docente do pedagogo, imprimindo dificuldades de sua aprendizagem, replicando na futura ação pedagógica do professor pedagogo.
Palavras-chave: pedagogia; ensino da Matemática; ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
Aluna A. Aluna A: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 15 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
Aluna B. Aluna B: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 23 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
Aluna C. Aluna C: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 15 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino de matemática. São Paulo: Cortez, 2011.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. 4. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.
LUNGARZO, Carlos. O que é matemática. São Paulo: Brasiliense, 1990.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Professora A. Professora A: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 17 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
Professora B. Professora B: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 20 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.