Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9542Resumo
Este texto volta-se para problematizar a formação matemática do Pedagogo. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, privilegiou técnicas de observações e entrevistas com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso e professores pedagogos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou que a formação do pedagogo conjuga afinidades e antipatias a respeito da disciplina de Matemática. Assim, a Matemática ocupa um papel secundário na formação docente do pedagogo, imprimindo dificuldades de sua aprendizagem, replicando na futura ação pedagógica do professor pedagogo.
Palavras-chave: pedagogia; ensino da Matemática; ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
Aluna A. Aluna A: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 15 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
Aluna B. Aluna B: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 23 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
Aluna C. Aluna C: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 15 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino de matemática. São Paulo: Cortez, 2011.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. 4. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.
LUNGARZO, Carlos. O que é matemática. São Paulo: Brasiliense, 1990.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Professora A. Professora A: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 17 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
Professora B. Professora B: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 20 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.