Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática

Autores

  • Regina Kirsch Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop
  • Marion Machado Cunha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9542

Resumo

Este texto volta-se para problematizar a formação matemática do Pedagogo. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, privilegiou técnicas de observações e entrevistas com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso e professores pedagogos que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa revelou que a formação do pedagogo conjuga afinidades e antipatias a respeito da disciplina de Matemática. Assim, a Matemática ocupa um papel secundário na formação docente do pedagogo, imprimindo dificuldades de sua aprendizagem, replicando na futura ação pedagógica do professor pedagogo.

Palavras-chave: pedagogia; ensino da Matemática; ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Kirsch, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop

Graduanda de Pedagogia Unemat Sinop

Referências

Aluna A. Aluna A: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 15 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.

Aluna B. Aluna B: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 23 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.

Aluna C. Aluna C: depoimento [junho. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 15 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino de matemática. São Paulo: Cortez, 2011.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. 4. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.

LUNGARZO, Carlos. O que é matemática. São Paulo: Brasiliense, 1990.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Professora A. Professora A: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 17 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.

Professora B. Professora B: depoimento [maio. 2014]. Entrevistadora: Regina Kirsch. Sinop, 2014. 20 KB. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino aprendizagem da matemática.

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

Kirsch, R., & Cunha, M. M. (2014). Relações entre a formação inicial de professores das séries iniciais e a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática. Eventos Pedagógicos, 5(4), 14–24. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9542

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>